RIOS FM 95,7 AO VIVO

RIOS FM 95,7 AO VIVO

Conhece-te a ti mesmo

O ser humano sempre busca algo, na maioria das vezes sem saber o quê ou por quê.

Seu principal objetivo deve(ria) ser o de evoluir ou, simplesmente, progredir em todos os aspectos da vida, melhorando a si mesmo um pouco mais a cada dia e em cada um dos papeis que desempenha durante a jornada terrena, como chefe de família, filho(a), marido/esposa, irmão/irmã, profissional etc. Buscamos esta evolução para, em resumo e sem dúvida alguma, sermos felizes. Porém, a conquista deste objetivo, que é o maior e mais importante da vida, depende do grau de compreensão que desenvolvemos sobre nós mesmos e não sobre os outros.

O sofrimento pessoal está intimamente ligado à falta da compreensão própria, não do outro, porque o outro não é obrigado a me entender se eu mesmo não me entendo e, muito menos, me conheço. O caminho da felicidade é o caminho do entendimento, e ele começa por mim. Se me entendo, sei do que gosto e aprendo do que não gosto, o que quero e o que não me parece certo, onde pretendo chegar e aonde não desejo ir, o que me faz bem e o que não aceito porque não preciso.

O universo quer ser compreendido, no entanto, não quer se entender. Fazer isso em um mundo que parece retroceder diariamente, que cultua inveja, bajulação, joguinhos, facilidades e soberba é complicado; onde a vontade do outro é sempre mais importante que a minha e exige minha boa vontade em entender que não devo saber o que quero nem devo querer nada, pois isso é puro egoísmo.

Progresso envolve aprendizado constante – inevitavelmente, pela dor – mas demonstra nossa humildade sempre que paramos um instante para ouvir o vitalício conselheiro que nos acompanha a todo instante: a consciência, que não mente e trabalha de maneira muito prática, para quem o certo é sempre certo e o errado será sempre errado.

Quando busco me conhecer e entender meus sentimentos, passo a ouvir minhas intuições, trabalho para progredir em múltiplos aspectos e sou feliz buscando ser feliz todos os dias. A partir desse ponto posso pensar em tornar feliz a humanidade começando pelo microuniverso que é minha família, depois meus amigos, em seguida minha comunidade, enfim, a sociedade. Não dá para fazer o contrário.

Nosso equilíbrio é limitado pelas preocupações quase sempre motivadas pela ansiedade em “o que vão pensar de mim?”. Interessa o que alguém pensa sobre mim se sou feliz agindo corretamente e sem fazer mal a ninguém? Nosso potencial é um mistério porque a única pessoa que pode desvendá-lo – isto é, nós mesmos – prefere perder tempo com a opinião alheia, esquecendo que para ser feliz e entender o outro é preciso conhecer-se e lembrar que o mundo começa “lá em casa”.

Sócrates nos induz a essa busca desde 400 a.C. com sua inconfundível exortação “conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo”. Depois de alcançar o equilíbrio, o ser humano entende que carrega em si o dom de ser feliz e que é muito mais simples do que poderia imaginar.

No data was found

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist