Redação Rios
MANAUS (AM) – Em celebração ao Dia do Cinema Brasileiro, 19 de junho, o programa Rios do Conhecimento levou ao ar uma edição com o tema “Cinema na Amazônia: Desafios e Perspectivas”, reunindo a mestre e professora de linguagem audiovisual Cleiciane Maia, a jornalista e crítica de cinema Camila Henriques e o diretor e roteirista Bernardo Ale Abinader.
Sob a supervisão do jornalista e professor Rômulo Araújo, o programa desta vez foi mandado pelo estudante de jornalismo Kaelyson Moraes, cinéfilo e colunista de cinema da Rede Rios de Comunicação, e pela estudante de jornalismo e estagiária do Portal Rios de Notícias, Nicolly Teixeira.
“Quando se cria uma data é justamente para se fazer esse registro, fomentar e trabalhar a memória do tempo, do espaço, das pessoas e da cultura. Então, memória, espaço e tempo são elementos importantes presentes no cinema”, destacou a professora Cleiciane Maia.
“O cinema brasileiro vive um momento muito especial e é importante dizer que não é só pelos prêmios, mas uma valorização que não é só pelo resultado final, mas vem desde o início, desde os editais”, observou a jornalista Camila Henriques.
“Se existe a data é porque há uma importância e o cinema é importante, é entretenimento e diversão, mas também algo que faz parte da cultura de um país, da sociedade. O cinema faz as pessoas conhecerem lugares que não conhecem”, completou o diretor Bernardo Abinader.
Sobre a data
O dia 19 de junho, como o Dia do Cinema Brasileiro, ficou marcada na história do Brasil porque, em 1898, foram feitas as primeiras imagens em movimento no país, filmadas pelo cineasta Afonso Segreto. As cenas mostravam a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e são consideradas o nascimento do cinema brasileiro.
Sobre o programa
O Rios do Conhecimento é um programa semanal da Rádio Rios FM 95,7, transmitido nas quartas-feiras, das 19h às 20h, com exibição simultânea pela frequência 95,7 FM e pelo canal da emissora no YouTube.
A iniciativa resulta de uma parceria entre a Rede Rios de Comunicação e o Curso de Jornalismo do Centro Universitário Fametro, oferecendo aos alunos uma experiência prática em comunicação e jornalismo, sob a supervisão de professores.












