Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O cinegrafista Renato Belém, de 38 anos, embarca nesta segunda-feira, 29/9, para a Ucrânia, onde irá integrar a Legião Internacional de Defesa Territorial, uma unidade militar composta por voluntários estrangeiros que lutam contra a invasão russa.
Segundo informações do site BNC Amazonas, Renato faz parte de um grupo de nove brasileiros convocados na semana passada. Eles se reuniram em Salvador (BA) antes de seguir viagem para a Europa.
O amazonense parte rumo ao Leste Europeu em um momento delicado no conflito. Ainda neste domingo, 28, a Rússia lançou ataques aéreos contra a capital ucraniana, Kiev, deixando quatro mortos e dezenas de feridos, segundo o presidente Volodymyr Zelensky. Os ataques teriam durado cerca de 12 horas.
De acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores, divulgados em julho de 2025, há nove brasileiros mortos e 17 desaparecidos em decorrência dos combates entre Rússia e Ucrânia.
Leia também: Agressão ao vivo? Amazonense Tamires Assis leva copo de água no rosto em A Fazenda
Voluntários estrangeiros na guerra
A Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia foi criada em fevereiro de 2022 por iniciativa do presidente Zelensky, com o objetivo de permitir que cidadãos estrangeiros se alistassem para defender o país da invasão russa.
Os voluntários recebem os mesmos direitos e proteções sociais que os militares ucranianos. A unidade é vinculada oficialmente às Forças Armadas da Ucrânia.
Experiência militar e carreira na TV
Renato Belém já atuou como militar do Exército Brasileiro, durante o serviço obrigatório, e integrou uma missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, em 2008.
Na televisão, trabalhou como cinegrafista em veículos como a Rede Amazônica, TV Norte (afiliada do SBT), TV A Crítica e o próprio site BNC Amazonas.












