Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – As fortes chuvas que atingiram Manaus, nesta terça-feira, 14/10, invadiram a estrutura da Escola Municipal Francisca Mendes, localizada na rua J, bairro São José 2, zona Leste da cidade.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver a água jorrando pela calha do telhado, formando uma verdadeira cachoeira dentro do pátio da escola e nas proximidades de uma das salas de aula.
Em outro trecho das imagens, o refeitório aparece repleto de água, indicando que o local começava a ficar alagado. As cenas também sugerem que a calha presente na estrutura da escola não está dando conta de escoar o volume de água da chuva. Ao fundo, é possível ouvir o barulho de alguns alunos durante o horário de aula.
Leia também: Prefeitura de Manaus rompe contrato com empresa de empresário preso com R$ 1,2 milhão em aeroporto
Uma testemunha relatou que esse problema ocorre há muito tempo na unidade escolar durante o período de chuvas, representando riscos para funcionários, professores e alunos.
A Escola Municipal Francisca Mendes atende os anos iniciais do Ensino Fundamental e está localizada no bairro São José, zona Leste de Manaus.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão para Manaus é de tempo nublado com temperaturas em torno de 26°C. O órgão mantém um alerta amarelo em vigor até a manhã de quarta-feira, 15/10, indicando possibilidade de chuvas intensas na região.
Problema recorrente
Esse problema na escola não é novo. Em dezembro de 2024, outro vídeo divulgado nas redes sociais e enviado ao Radar Amazônico mostrava o pátio da instituição completamente alagado durante as chuvas daquele período.
Na ocasião, crianças foram flagradas com os pés molhados, e o alagamento também atingiu a cozinha e o refeitório.
Posicionamento
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com a Prefeitura de Manaus e com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para obter esclarecimentos sobre a estrutura da escola, mas até o momento não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.












