Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu, neste domingo, 23/3, um alerta para risco de deslizamento de terra em Manaus. O órgão orientou a população a procurar a Defesa Civil local e a seguir o plano de contingência municipal e em caso de emergência ligar para o 199 ou 193.
Na manhã deste domingo choveu bastante em alguns bairros da capital amazonense, inclusive o fornecimento de energia chegou a ser interrompido em parte da zona Norte da cidade, voltando horas depois. O alerta do Cemaden vale até as 18h deste domingo.
“Há áreas de riscos sujeitas a processos de movimentos de massa, sobretudo deslizamentos de terra, situação associada à precipitação incidente ou acumulada e podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos em áreas mapeadas”, informou o aviso.
Leia também: ‘Saiam do gabinete’: apela moradora a políticos após deslizamento de terra que deixou soterrados em Manaus


O aviso preocupa após a ocorrência da última quarta-feira, 19/3, que causou a morte de uma mulher e soterrou outras cinco pessoas no bairro Alfredo Nascimento, na zona Norte de Manaus, devido às chuvas intensas.
Chuvas moderadas nas calhas dos rios
A Defesa Civil do Amazonas (Cemoa) também emitiu, neste domingo um alerta para chuvas moderadas acompanhadas de trovoadas nas calhas do Rio Negro; Médio Solimões; Médio Purus, Médio Amazonas, podendo evoluir para o Médio Madeira.
A precipitação nas últimas 6h foi um acumulado de chuva acima de 30 mm por hora. No município de Urucará, a 281 quilômetros de Manaus atingiu 33,60 mm.
Há possibilidade de quedas de energia, alagamentos, queda de galhos de árvores e descargas elétricas, de acordo com a Defesa Civil.






