Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O filme “Castanho”, dirigido pelo ator e diretor manauara Adanilo, concorre na categoria curta-metragem no 52º Festival de Cinema de Gramado (RS), que ocorre entre os dias 9 e 17 de agosto deste ano.
“Castanho” retrata a relação de Maria, uma mulher argentina, com Dona Belém e Cícero, uma família que mora na comunidade Cachoeira do Castanho, interior do Amazonas. A partir de uma visão misteriosa do cotidiano, o filme acompanha a intimidade, o afeto, o trabalho e a diversão dessas personagens.
Leia mais: Adanilo é confirmado em ‘Volta por cima’, próxima novela da TV Globo
As indicações ocorrem dois anos após ele receber Menção Honrosa pela atuação no premiado filme “Noites Alienígenas”. Ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, Adanilo contou sobre o seu sentimento ao ver o filme que roteirizou e dirigiu no Festival de Gramado.
“Eu acho que [estar no Festival de Gramado] é uma espécie de coroação da carreira do Castanho. Não vou mentir que Gramado era um festival que eu desejava muito participar com esse trabalho. Então, para mim, é como se eu tivesse chegando na realização máxima que eu pensei para esse filme, porque eu acho que uma carreira é construída a passos, e um dos passos que eu planejava era fazer um curta metragem que pudesse percorrer um circuito de festivais, principalmente brasileiros”, apontou Adanilo.
Outro projeto do artista amazonense, desta vez como ator, o longa “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi, também está concorrendo. Na mostra competitiva de longas-metragens, o filme traz Adanilo no elenco junto a Angelo Antônio, Babu Santana, Antonio Pitanga, entre outros nomes consagrados do cinema brasileiro.

O filme se passa no sertão de Goiás, sendo gravado em 2019, narrando a história de homens brutos que não conseguem lidar com suas fragilidades e são constantemente abandonados pelas mulheres que amam. Tristes e amargurados, eles se voltam violentamente uns contra os outros.
“Cinco anos depois a gente vai estrear Oeste Outra Vez, a estreia nacional, e ao que tudo parece o filme vem para o cinema ainda esse ano, então é muito legal pegar esse embalo aí da mostra de Gramado. E foi uma grande aventura filmar esse filme, a gente passou um tempo acampado na beira de um lago na Chapada dos Veadeiros, com paisagens incríveis, lugares que eu nunca imaginei visitar”, contou o artista amazonense.
Volta Por Cima

Adanilo estará na próxima novela das 19h da TV Globo. O ator foi escalado para interpretar Sidney em “Volta por Cima”, uma produção da autora Claudia Souto, com estreia prevista para o segundo semestre de 2024. A novela se passará no Rio de Janeiro, abordando temas como conquistas pessoais, o preço a pagar por elas, e a complexa relação entre dinheiro e laços familiares.
“O personagem se chama Sidney e ele trabalha na frota de ônibus, na periferia do Rio de Janeiro. Estou muito empolgado com a possibilidade de fazer mais uma novela. É muito incrível dar continuidade a esse momento da minha carreira. No início de 2024, eu estreei em ‘Renascer’ e, neste mesmo ano, estou indo fazer outra novela, dessa vez no horário das 19h”, contou Adanilo em entrevista ao riosdenoticias.com.br em junho deste ano.
A história, ambientada em um bairro fictício do subúrbio carioca, trará à tona o cotidiano de uma empresa de ônibus e o empreendedorismo feminino, entrelaçando humor, amor, disputas e emoções.
*Com informações da assessoria






