Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O caso de suposto pagamento em dinheiro a um site de notícias na sede da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), na Prefeitura de Manaus, ganhou novos desdobramentos nesta semana. O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) decidiu investigar mais a fundo o ocorrido em março do ano passado.
Na última quinta-feira, 20/2, o promotor Hilton Serra Viana, da 79ª Promotoria de Justiça, transformou em Inquérito Civil o procedimento preparatório que investiga o caso que marcou a pasta no primeiro mandato da gestão do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
Na prática, a mudança amplia os poderes da promotoria para realizar diligências mais profundas contra servidores e ex-servidores da Prefeitura de Manaus e funcionários e ex-funcionários do site de notícias, vinculados à denúncia.
Leia mais: Denúncia: funcionário de portal recebe envelope de dinheiro na sede da Prefeitura
No documento ao qual o Portal RIOS DE NOTÍCIAS teve acesso, o promotor afirma que solicitou da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor), da Polícia Civil, as cópias dos depoimentos do ex-secretário titular da Semcom, Israel Conte, e do proprietário do site de notícias investigado, identificado com Elson dos Santos.
A Deccor encaminhou a documentação ao Ministério Público e informou que o Inquérito Policial n° 6087/2024 “foi concluído e encaminhado à Justiça”. Hilton Viana também solicitou da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea-AM) cópia do Contrato Social e respectivas alterações da empresa CHRONOS Comunicação Digital EIRELI.

Relembre o caso
No dia 14 de março do ano passado, um vídeo divulgado pelo portal Metrópoles mostrou um homem identificado como motorista de um site de notícias, recebe dinheiro em espécie na sede da Prefeitura de Manaus, localizada na zona Oeste da cidade.
Nas imagens, ele recebe o dinheiro filma todo o seu percurso dentro da Prefeitura, desde a entrada no elevador até chegar a Secretaria Municipal de Comunicação, onde identifica para uma funcionária do órgão, qual portal ele representa.
#CORRUPÇÃO | 🔵 O cenário político local amanheceu “agitado” com a repercussão de um vídeo publicado pelo site Metrópoles nesta quinta-feira, 14/3, que traz a denúncia de suspeita de corrupção na Comunicação da Prefeitura de Manaus.
— Portal Rios de Notícias (@riosdenoticias) March 14, 2024
Leia mais:https://t.co/39sWukfRRO pic.twitter.com/uBBFEUnZQl
Após receber uma sacola lacrada, o motorista se encaminha ao banheiro e verifica o recebimento de um envelope com três maços de dinheiro em notas de R$ 50 e R$ 100. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) chegou a ser instaurada pelos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), mas foi barrada pela Justiça.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS solicitou um posicionamento oficial da Prefeitura de Manaus sobre a investigação do Ministério Público do Estado do Amazonas e aguarda retorno. O espaço segue aberto para manifestações.












