Nayandra Oliveira- Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O empresário José Máximo, proprietário da clínica MaxVet, localizada no bairro Redenção, na zona Oeste, se entregou à polícia no 1° Distito Integrado de Polícia (DIP), durante a tarde deste sábado, 8/6. José estava foragido da Justiça desde essa sexta-feira, 7, por suspeita de fornecer Ketamina à família da ex-sinhazinha do Boi Garantido Djidja Cardoso.
Conforme o delegado Cícero Túlio, titular do 1° DIP e responsável pelas investigações da Operação Mandrágora, José chegou a ser notificado para prestar depoimento na delegacia, mas não compareceu. “A Justiça aceitou o pedido de prisão preventiva após a representação que fizemos”, disse Cícero Túlio.
Na última sexta-feira, a polícia também prendeu o ex- noivo de Djidja Cardoso, Bruno Roberto da Silva Lima, e o treinador da família, Hatus Silveira. Além deles, outros dois funcionários da clínica veterinária.
Leia também: Caso Djidja: ex-namorado, treinador e funcionários da clínica veterinária são presos nesta sexta-feira, 7
Ao realizar os mandados na clínica, a equipe policial também apreendeu diversos equipamentos eletrônicos, computadores, documentos e produtos químicos como o Potenay, um injetável estimulante fabricado para animais. O uso indevido por humanos pode causar alucinações, agressividade, arritmia, agravar depressão e outros efeitos colaterais. A substância era utilizada pela família de Djidja durante os rituais. “Durante as investigações apuramos que eles (família) também usavam Potenay, chás, cogumelos e maconha”, afirmou o delegado.
Ketamina
Conhecida entre usuários como K, Keta, Cetamina, Vitamina K, Special K e Keyla, a Ketamina é um anestésico da família dos perturbadores, utilizado principalmente para a sedação e anestesia de animais e humanos de diversas idades.
Além de sua aplicação como anestésico, existem estudos apontando o potencial terapêutico da Ketamina para tratamentos de depressão e transtorno bipolar, com resultados rápidos cujos benefícios podem perdurar por semanas, inclusive em pessoas que não obtiveram bons resultados com outros antidepressivos.
Os efeitos da Ketamina começam com doses baixas, proporcionando uma sensação de embriaguez e flutuação, relaxamento dos músculos, vertigem, euforia e fala arrastada. Em alguns casos, a droga pode gerar um efeito “zumbi” no usuário.
Criminosos podem utilizá-la como droga de estupro, combinada com outras substâncias depressoras para facilitar a execução do crime.












