Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Expressões típicas como “Até o tucupi”, “telezé” e “longe que só” são parte do “amazonês”, como citado pelo escritor Sérgio Freire, carregando significados e histórias regionais.
Foi nesse cenário cultural que o casal de empresários Kamila Yasmim e Lucas Araújo, proprietários da loja “Norte Nerd“, encontraram uma oportunidade única de negócio.
Inspirados por essas e outras expressões, além de diversos elementos culturais da Amazônia, eles criaram um empreendimento que reinventa a identidade local. Assim, nasceu a Norte Nerd, uma empresa onde a cultura geek se mistura com a cultura amazonense, transformando as gírias locais em produtos criativos.
“O meu esposo gosta muito desse mundo geek. Ele juntou uma coisa que ele gosta muito, e trouxe para a nossa região, usando as gírias, as comidas típicas e a forma que a gente fala. A partir disso, ele juntou essas duas coisas e tornou algo divertido, engraçado. A ideia era repassar para as pessoas o orgulho da nossa região, do Amazonas, de ser manauara, e assim surgiu a ideia da Norte Nerd”
Kamila Yasmim, empreendedora e proprietária do Norte Nerd
Leia também: Feira da Eduardo Ribeiro é ponto de valorização da cultura amazonense no Centro de Manaus

A região amazônica é rica em cultura e diversidade. Suas gírias e expressões são uma parte importante dessa identidade, e agora ganharam destaque nas estampas de camisas personalizadas feitas pelos empresários locais.
Do Casamento para ao empreendimento
A ideia de unir as culturas surgiu da vontade do casal Kamila e Lucas Araújo em realizar uma cerimônia de casamento. No entanto, com seus empregos atuais não sendo suficientes para juntar o dinheiro necessário, decidiram redirecionar suas economias para um novo empreendimento.
“A ideia se tornou realidade pois estávamos querendo juntar dinheiro para casar. Na época, guardávamos dinheiro, mas percebemos que não íamos casar tão rápido continuando a trabalhar como estávamos, ia demorar muito. Então pensamos ‘por que não usar esse dinheiro que já temos guardado para investir nisso?'”, explicou Yasmim.
Assim, o casal combinou a vontade de casar com o desejo de ter seu próprio negócio e investiu tudo na criação da Norte Nerd, em 2017.
“Juntamos fome com a vontade de comer porque estávamos loucos para casar, mas queríamos um casamento legal e não tínhamos dinheiro. Saí do meu antigo trabalho, montamos a empresa, pegamos o dinheiro do nosso casamento e investimos na empresa. Começamos na feirinha em 2017 e estabelecemos uma meta de seis meses para conseguir abrir uma loja no shopping, e conseguimos no Amazonas Shopping”, compartilhou Lucas, proprietário, idealizador e mente criativa por trás das estampas.

Depois de algum tempo, o casal conseguiu realizar o tão sonhado casamento, exatamente como desejavam. Os empreendedores Kamila e Lucas mostraram que é possível transformar elementos culturais em produtos de sucesso, contribuindo para a valorização da identidade regional e gerando oportunidades de negócio.
O casal ressalta a importância das camisas com gírias regionais e referências da região não serem apenas um estilo, mas uma forma de valorizar a cultura local.
Norte Nerd

Lucas Araújo, designer e a mente criativa por trás da Norte Nerd, compartilha a trajetória de sua paixão pelo universo geek e o processo de escolher um nicho para seu negócio.
“Eu gosto muito desse universo geek, nerd, e já trabalhava fazendo estampas para quem hoje é meu concorrente. Já tinha uma coleção geek lá. Depois que montamos a Norte Nerd, abrangi essa ideia e criei uma loja totalmente geek regional. É um mundo que eu gosto muito, que assisto e acompanho, então trouxe para o regional”, explicou Lucas.
Inspirado por diversos produtos culturais, Araújo encontrou uma forma de unir sua paixão pelo geek com a rica cultura de Manaus.
“Costumamos brincar que Manaus é o nosso país, pois temos uma rica cultura aqui. Temos uma coleção de rock, onde a banda Kiss se transforma em Tambakiss. Usamos nossa criatividade, que vem de tudo que consumimos — bandas, filmes, séries, jogos — e transformamos para nossa região”, contou o designer.
O casal Kamila e Lucas Araújo mostrou que a transformação de trazer o geek para o regional foi uma estratégia acertada. Essa mescla de universos diferentes resultou em uma combinação de sucesso.
Lucas relembra o início, quando aproveitaram uma série em alta para atrair clientes. “Pegamos um público fã de Stranger Things, que estava lançando na época, e isso ajudou os clientes a entenderem a proposta da loja. Colocamos elementos regionais nas estampas da série, o que chamou atenção dos clientes”, compartilhou o empresário.
Atualmente, sete anos após assumirem o risco de investir suas economias no novo negócio, o casal desfruta de uma base fiel de clientes e aceitação do público.
“Durante esses sete anos, notamos que o manauara, o amazonense, começou a dar mais valor para as coisas regionais”, destacou.
Seja pelo humor, autenticidade ou valorização da cultura local, as camisas personalizadas com gírias amazonenses conquistam os clientes, destacando tanto a criatividade dos empresários quanto a valorização da cultura regional.






