Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Centro Histórico de Manaus será palco da 4ª edição do Bloco da Cobra Grande, que promete agitar a cidade com uma fusão vibrante das tradições carnavalescas do Norte e Nordeste. O evento gratuito será realizado neste sábado, 1º de março, e começa às 17h, na avenida 7 de Setembro, Praça Dom Pedro II, e terá como atrações principais a banda Casa de Caba e o percussionista, compositor e cantor Escurinho.
O portal RIOS DE NOTÍCIAS conversou com Escurinho e Magaiver Santos, além da artivista Maria do Rio Negro Kaxinawá, que comandará a festa ao lado da multiartista Ísis de Manaus.
Leia também: ‘Bloco da Cobra Grande’ une o carnaval do Norte e Nordeste, em Manaus


Escurinho, estudioso da música nordestina desde os anos 1970, fundou o Grupo Ferradura junto ao compositor Chico César. Sua performance marcante mistura poesia urbana e ritmos diversos, indo do xote ao reggae, do experimentalismo ao rock, do forró ao baião, além de influências afro-indígenas, como maracatu, coco de embolada e caboclinho.
“O Nordeste, onde eu vivo, é um território indígena e caboclo, assim como o Amazonas. Vai ser uma grande alegria unir essas culturas por meio da música. Meu repertório terá muito frevo, coco de roda e ciranda, tudo bem animado, como pede a festa”, disse Escurinho, já em solo manauara.

Para Magaiver Santos, líder da Casa de Caba, a parceria com o bloco desde o início é motivo de orgulho. “Sempre estivemos juntos, e essa edição é ainda mais especial, pois traz Escurinho e artistas da Paraíba, um estado riquíssimo em talentos. Juntar essas culturas em um evento gratuito, numa praça pública, ao pôr do sol, é simplesmente fantástico”, destacou.
A artivista Maria do Rio Negro Kaxinawá reforça a importância da diversidade cultural no Carnaval.
“O Brasil é um país de encontros, e o Carnaval reflete isso. Desde as festas de inverno europeias até as tradições africanas ressignificadas aqui, essa manifestação popular carrega tanto os ritmos amazônicos quanto a energia do samba e de outras influências que moldam nossas identidades culturais”, afirmou.

A festa também contará com apresentações de Elon, destaque da música paraibana contemporânea, e Ravi Music On, DJ que transita entre diversos estilos, como techno funk, axé, marchinhas de Carnaval, samba e carimbó.
Além deles, Antônio Bahia, músico que já se apresentou em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo e atualmente vive em Manaus, completará o time de artistas que prometem animar os foliões no Bloco da Cobra Grande 2025.






