Nayandra Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um vídeo que circulou nas redes sociais nesta segunda-feira, 15/12, mostrou um carro parcialmente submerso no Igarapé do 40, no bairro Raiz, zona Sul de Manaus, durante a forte chuva que atingiu a capital amazonense.
Nas imagens, é possível ver pessoas sobre o veículo tentando prestar socorro a um homem, que aparece recebendo massagem cardíaca em cima do carro, em meio à água. O nível do igarapé estava elevado por conta do grande volume de chuva registrado na região.
De acordo com informações repassadas pela tenente Valdenice Santana, do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), o condutor do veículo foi identificado como Lucas Henrique Tavares Cabral, de 18 anos, recém-habilitado. Ele estava acompanhado de uma passageira, Alice, também de 18 anos.
Segundo os bombeiros, a jovem foi expelida do veículo antes da queda completa, mas acabou caindo no igarapé. Moradores conseguiram retirá-la da água. Já o condutor permaneceu preso dentro do carro, que foi arrastado pela correnteza para o meio do igarapé.
Ainda conforme o relato da tenente, as pessoas que estavam próximas ao local pularam no igarapé para retirar o jovem de dentro do veículo quando a água já estava na altura do pescoço da vítima. Ele foi colocado sobre o capô do carro, onde teve início o procedimento de reanimação cardiopulmonar, realizado enquanto as equipes se deslocavam ao local.
Com o apoio dos moradores, os bombeiros utilizaram um cabo para realizar o resgate. A vítima foi colocada em uma espécie de cadeirinha improvisada e retirada suspensa, por meio de cordas, até um local seguro. Após a retirada, equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros deram continuidade às manobras de reanimação, conseguindo reverter o quadro.
Lucas Henrique foi encaminhado ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, acompanhado da mãe. O pai do jovem já se encontrava no local no momento do resgate. A passageira também recebeu atendimento, mas o estado de saúde dela não foi detalhado.
Segundo informações da família, o jovem tentou atravessar a área durante a chuva intensa, momento em que o veículo acabou sendo arrastado pela força da água. As circunstâncias exatas do acidente ainda serão apuradas.












