Kataryne Dias – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Após a divulgação do calendário oficial do Carnaval, as ações da Operação Carnaval 2026 começaram nesta sexta-feira, 13/2, e seguem até o dia 17, com o objetivo de reforçar a segurança durante o período festivo na capital e no interior do Amazonas.
De acordo com o comandante Klinger Paiva, a operação é estratégica e vinha sendo planejada desde o início de fevereiro. Neste ano, a Polícia Militar contará com cerca de 4 mil agentes distribuídos nos principais pontos de festa e em áreas consideradas estratégicas.
“Somente no Centro de Convenções teremos cerca de 600 policiais atuando, mas também estamos reforçando o policiamento em todas as áreas de Manaus e no interior. Aproximadamente 4 mil homens estão envolvidos nessas ações, garantindo a segurança em todo o estado”, afirmou o comandante.

A operação reúne efetivos da Polícia Militar do Amazonas, Polícia Civil do Amazonas, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que atuam de forma integrada para garantir a ordem e a tranquilidade da população.
Além do reforço no policiamento, o delegado adjunto da Polícia Civil, Guilherme Torres, destacou os resultados das ações realizadas nos últimos dias, com a prisão de aproximadamente 45 pessoas envolvidas em crimes, principalmente roubos, na capital e no interior.
“Em três dias, foram presas 45 pessoas relacionadas a crimes de roubo, tanto na capital quanto no interior. É um resultado importante, porque no Carnaval o crime que mais incomoda a população são os roubos. Tiramos 45 ladrões de circulação em três dias”, disse.

Segundo o delegado, o resultado reflete o trabalho integrado das forças de segurança e contribui para a redução da criminalidade durante o período carnavalesco, garantindo mais segurança para moradores e foliões em todo o estado.






