Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – As escolas de samba de Manaus já estão em ritmo acelerado para o Carnaval de 2026. As rainhas de bateria das oito agremiações do Grupo Especial também intensificam a preparação para brilhar no sambódromo.
À frente dos ritmistas, as soberanas prometem desfilar com carisma e muito samba no pé. O Portal RIOS DE NOTÍCIAS reuniu as rainhas escolhidas para ocupar o cobiçado posto em cada escola.
Os desfiles do dia 14 de fevereiro seguirão a ordem de apresentação divulgada pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amazonas (Liesa-AM), com início pela Presidente Vargas, seguida por Andanças de Ciganos, A Grande Família, Reino Unido da Liberdade, Aparecida, Vila da Barra e Vitória Régia, com encerramento da Unidos do Alvorada.
Leia mais: Carnaval de Manaus: conheça os enredos das escolas do grupo especial em 2026
Presidente Vargas
A tradicional agremiação, que retorna ao Grupo Especial em 2026, tem como rainha de bateria Suzana Silva. Neste ano, a escola homenageia Isabelle Nogueira com o enredo “Com Uma Flecha e Um Sonho: Isabelle Nogueira, a Força da Mulher Amazônica”, destacando o poder feminino presente na trajetória da escola.
Andanças de Ciganos
Rayssa Santos é uma das rainhas mais antigas do Carnaval manauara, à frente dos ritmistas desde 2017. Neste ano, a escola celebra seus 50 anos de história com o enredo “Os Ciganos contam suas Andanças – 50 anos de história”, passeando por tudo o que moldou a trajetória da agremiação e suas apresentações ao longo dos anos.
A Grande Família
A ex-BBB Arleane Marques ocupa o cargo de rainha de bateria da gigante da zona Leste há 10 anos. Segundo ela, foram muitas histórias vividas ao longo desse período, e ocupar esse posto por tanto tempo é resultado de muito mérito, marcado por anos de dedicação ao bem maior da escola.
A Grande Família levará para a avenida o enredo “O Galo Faceiro e o Chamado de São João”.
Reino Unido da Liberdade
Fazendo sua estreia à frente da bateria da Furiosa, Marisa Blanco destacou, em postagem nas redes sociais, que leva consigo “uma gratidão que transborda, olhos marejados e uma felicidade que não cabe em mim. Estarei com vocês nesta temporada, levando comigo toda a energia e o orgulho da minha Bateria Furiosa, por onde eu passar”.
Neste ano, a GRES Reino Unido da Liberdade aposta no tema “Salve os caboclos da floresta! Da coroa de Vodum aos contos do Mestrinho”, na busca pela conquista do bicampeonato.
Aparecida
Desde 2022, quem ocupa o posto de rainha de bateria é Maylin Menezes. Neste ano, a Mocidade Independente de Aparecida apresenta o enredo “Do velho ao novo: para sempre Airão”, que celebra a terra do Arquipélago de Anavilhanas e do Eco Festival Folclórico do Peixe-Boi de Novo Airão.
A escola detém o maior número de títulos do Carnaval de Manaus.
Vila da Barra
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Vila da Barra, agremiação tradicional do bairro da Compensa, na zona Oeste, tem como rainha de bateria Keise Rosa, que está à frente do posto desde 2023. Nas redes sociais, ela destacou: “a confiar em mim, por me permitir levar essa história tão grandiosa para a avenida. E que honra imensa representar Nzinga, a rainha guerreira de Angola!”.
A escola leva para a avenida o tema “A ópera dos imortais”, que busca rasgar o véu entre os mundos e revelar as histórias que seo Nonatinho (in memoriam) contava de seus “amigos” do além: os fantasmas de todas as óperas.
Vitória Régia
No posto de destaque da escola mais antiga de Manaus, a tradicional agremiação da Praça 14, está Húrsula Freitas, que ocupa o cargo de rainha de bateria desde 2023.
A GRES Vitória Régia levará ao Sambódromo de Manaus o enredo “O Filho da Ilha que encanta o Amazonas”, que conta a história de um menino da Ilha Tupinambarana, inspirado pela fé, pela cultura e pelos bois de Parintins.
Unidos do Alvorada
Leidy Keron conquistou o posto após vencer um concurso realizado pela escola e representa as cores azul e branco na avenida. Encerrando a lista de rainhas de bateria, a representante da Escola de Samba Unidos do Alvorada desde 2024 destacou nas redes sociais que “é um espetáculo digno, que faz o coração do Alvorada bater mais forte!”.
Neste ano, o samba-enredo da escola é “Uma estrada, uma vida, um sonho: o alvorecer da BR-319”, que completa 50 anos como a única ligação terrestre do Amazonas com o restante do Brasil, ainda em condições escassas.
Com brilho e samba no pé, as rainhas de bateria prometem encantar o público durante os desfiles no Sambódromo de Manaus.












