Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Faltando dez dias para o início do 58º Festival Folclórico de Parintins, o Boi Caprichoso iniciou nesta terça-feira, 17/6, o translado dos módulos alegóricos que farão parte da apresentação deste ano, intitulada “É Tempo de Retomada”. O transporte segue até a Praça dos Bois, ao lado do Bumbódromo, onde ocorre a concentração dos itens cenográficos.
O translado das alegorias é um dos momentos tradicionais da preparação para o festival. O trabalho é realizado pelos chamados Paikicés, equipe formada por cerca de 280 pessoas responsáveis pelo transporte, montagem e desmontagem das estruturas cenográficas do bumbá azul e branco.
Leia também: Rios na Ilha: Faltam 10 dias para o 58° Festival Folclórico de Parintins
Em 2025, o Caprichoso busca o tetracampeonato no festival, que será realizado nos dias 27, 28 e 29 de junho. Um dos responsáveis pelos módulos alegóricos do boi azul é Algles Ferreira, que atua há mais de 30 anos no festival. Ele coordena uma equipe de aproximadamente 25 profissionais de áreas como escultura, soldagem, pintura, costura e adereços.
“Nosso desafio foi superar o projeto do ano passado, o ritual Mothokari. Conseguimos desenvolver um novo conceito com a participação de uma equipe multidisciplinar”, explicou Algles.
O Festival de Parintins é considerado o maior espetáculo folclórico a céu aberto do país e atrai milhares de visitantes todos os anos. A expectativa para 2025 é de aumento no número de turistas e no impacto econômico para o município.












