Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Os bois Caprichoso e Garantido participaram do lançamento oficial do 58º Festival Folclórico de Parintins nesta sexta-feira, 28/3. O evento marca o início da temporada bovina para os bois-bumbás, aconteceu no Teatro Amazonas, no Centro de Manaus.
A cerimônia contou com a presença de autoridades como o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), e o prefeito de Parintins, Mateus Assayag (PSD), além dos presidentes das agremiações, Rossy Amoedo (Caprichoso) e Fred Góes (Garantido), e dos patrocinadores da festa popular.
“Eu comecei a ir para o festival no início dos anos 2000 e comecei a entender como essa festa é feita. Mas o mais impressionante é o que os artistas fazem antes da arena. Saber a precisão e o capricho dos nossos artistas. Não é só um espetáculo, é a alma de um povo que canta e dança, que defende sua identidade”, afirmou o governador durante seu discurso de abertura.

Os itens oficiais dos bois também se apresentaram, incluindo as cunhãs-porangas Isabelle Nogueira e Marciele Albuquerque. Entre os novos itens, destacaram-se Jeveny Mendonça, a nova Porta-Estandarte do povo da Baixa do São José, e Caetano Medeiros, Amo do Boi negro.
Leia mais: Acidente na avenida Djalma Batista com 16 mortos completa 11 anos
Os ensaios dos bumbás, que também fazem parte da programação de eventos pré-festival em Manaus, começam neste sábado, 29, no Sambódromo, e seguem até o final de junho, período da festa na Ilha Tupinambarana.
Já o Festival de Parintins 2025 acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de junho, no Bumbódromo de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus. O campeão será conhecido após a apuração, marcada para o dia 30 de junho.
De acordo com o governo do Amazonas, entre 2022 e 2024, mais de 340 mil turistas passaram por Parintins durante o período da festa bovina, gerando emprego, renda e movimentando mais de R$ 438 milhões na economia amazonense.






