Redação Rios
MANAUS (AM) – A pré-candidatura de Glenio Seixas (União Brasil) a uma das cadeiras de deputado estadual da Assembleia Legislativa vem movimentando o cenário político no Baixo Amazonas. Ex-prefeito de Barreirinha, Glenio surge como nome competitivos na região, especialmente por manter o apoio da atual gestão municipal e por adotar um discurso voltado ao municipalismo e desenvolvimento do interior.
Para o analista político da Rede Rios, Júlio Gadelha, Glenio é hoje um dos poucos pré-candidatos capazes de alterar o equilíbrio eleitoral no Baixo Rio Amazonas. Segundo ele, Barreirinha ocupa uma posição estratégica no mapa político da região, que se divide basicamente entre quatro grandes colégios eleitorais: Parintins, Barreirinha, Nhamundá e Boa Vista dos Ramos.
“Glênio Seixas que é uma pessoa que está movimentando o Baixo Rio Amazonas, porque além de ser ex-prefeito ele é um dos poucos que ainda tem o apoio do atual prefeito”, avaliou o analista.
Gadellha destaca que Barreirinha tem peso direto sobre municípios vizinhos, especialmente Boa Vista dos Ramos, onde Glenio mantém uma base eleitoral considerada sólida.
Na outra ponta, Parintins é onde se concentram vários candidatos competitivos, como a deputada estadual Mayra Dias (Avante) e ex-vereadora de Parintins, Brena Dianná, o que fragmenta os votos. “Parintins, principalmente, já tem seus candidatos. Isso muda muito o jogo”, pontuou.
Segundo ele, historicamente, muitos grupos políticos de Parintins dependem da base eleitoral de Barreirinha, cenário que tende a mudar com um prefeito atuando diretamente em favor de um candidato local. A leitura é de que essa articulação pode dificultar o trânsito de adversários pela região, reduzindo a facilidade que outros candidatos tiveram em eleições anteriores.
No último semestre, Glenio Seixas intensificou sua agenda política no Baixo Amazonas, com reuniões e encontros Parintins e Boa Vista dos Ramos. As articulações reforçam a estratégia de consolidar sua presença regional e ampliar o diálogo com lideranças locais.
Para Júlio Gadellha, o discurso adotado pelo pré-candidato tem sido decisivo. “A candidatura do Glênio, com essas ideias voltadas muito para o interior e produção rural, esse perfil municipalista, está gerando todo um burburinho naquela região do Baixo Amazonas”, afirmou.






