Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – As sessões plenárias da Câmara Municipal de Manaus (CMM) são o cenário principal das discussões sobre os assuntos mais relevantes da cidade. No entanto, com a proximidade das eleições e a busca dos vereadores pela reeleição, as sessões têm se tornado cada vez mais esvaziadas.
Essa situação foi criticada pelo vereador William Alemão (Cidadania) na quarta-feira, 14/8, quando lamentou a baixa presença dos colegas: “É uma pena. Nós temos agora essa situação dentro da Câmara dos Vereadores. O que nós temos aqui? Dez vereadores presentes? Parece que já começou a campanha e está todo mundo na rua”, comentou o parlamentar.
Apesar da reclamação, o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da CMM registrou a presença de 37 vereadores na sessão ordinária, com apenas quatro ausências justificadas: Alan Campelo (Podemos), David Reis (Avante), Glória Carratte (PSB) e Rosinaldo Bual (Agir).
O plenário esvaziado reflete uma movimentação comum durante o período eleitoral. Nas quartas-feiras, dia de votação dos projetos da “Ordem do Dia”, é comum que os vereadores invertam a pauta, priorizando a votação antes dos discursos no grande e pequeno expediente.
Depois da votação, muitos parlamentares deixam o plenário, dirigem-se a seus gabinetes ou realizam atividades externas, sem que isso seja registrado como ausência, desde que tenham computado a presença no início da sessão.
É importante destacar que as sessões da CMM ocorrem em apenas três dias da semana, de segunda a quarta, das 9h15 ao meio-dia, resultando em um expediente de 2h45 por dia.






