Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Após dar à luz, a influenciadora e Yan Lima voltou às redes sociais para denunciar as condições da Maternidade Nazira Daou, localizada no Cidade Nova, zona Norte de Manaus. As publicações foram feitas nesta terça-feira, 11/11.
Em vídeos publicados nos stories, Yan afirmou que o leito em que estava era precário, sem papel higiênico disponível nem para as enfermeiras, e com vasos sanitários sem descargas funcionando. “Essa é a situação da maternidade”, declarou.
Segundo a influenciadora, ela passou por uma cesariana e apresentou inflamação no local da cirurgia. De acordo com Yan, os profissionais teriam atribuído o problema à movimentação dela, enquanto ela também destacou que o chuveiro do alojamento estava coberto de lodo. “E a gente tinha que lavar nosso corpo com aquela água, porque era a única disponível”, denunciou.
Leia também: ‘Meu filho não merece morrer assim’: mãe implora por ajuda para comprar remédio para tratamento do filho
Além disso, Yan afirmou que as funcionárias da limpeza não recebiam salário há meses, e apenas duas estavam disponíveis para manter toda a maternidade limpa, situação que não supre a demanda. “Eu queria saber onde está o dinheiro que o nosso governador pegou”, questionou.
Outras falhas relatadas incluem pia entupida com presença de mosquitos na água parada e quedas de energia durante sua internação. “Tava um caos a questão da limpeza”, completou.
Demora no atendimento
Em outubro, Yan Lima já havia denunciado a demora no atendimento na mesma maternidade. Grávida e com dores, a influenciadora relatou ter esperado por horas mesmo apresentando sangramento e 2 cm de dilatação.
Segundo Yan, ela chegou à unidade por volta das 15h e permaneceu nos corredores sem atendimento, apesar dos sinais de urgência. “Tô com uma dor insuportável, que vocês não têm noção”, relatou em vídeo publicado nos stories.
Durante a observação, Yan informou que o sangramento cessou, mas permaneceu sob supervisão médica para evitar parto prematuro. “Vamos sair daqui bem, em nome de Jesus”, afirmou.
Posicionamento
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) para esclarecer as denúncias sobre a Maternidade Nazira Daou, mas ainda não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestação.












