Nayandra Oliveira – Rios de Notícias
BRASIL – O esquiador Lucas Pinheiro Braathen entrou para a história do esporte brasileiro neste sábado, 14/2, ao garantir a primeira medalha de ouro do país em Jogos Olímpicos de Inverno.
A conquista veio na prova de slalom gigante em Milão-Cortina 2026. Aos 25 anos, o atleta somou o tempo total de 2min25s nas duas descidas, depois de completar a segunda em 1min11s08.
O pódio foi dominado por atletas suíços. Marco Odermatt ficou com a prata, ao marcar 2min25s58, enquanto Loïc Meillard garantiu o bronze com o tempo de 2min26s17.
Na primeira descida, Braathen já havia demonstrado superioridade ao ser o único competidor a completar o percurso abaixo de 1min14s. Ele registrou 1min13s92, abrindo 0s95 de vantagem sobre Odermatt.
Com o resultado, o Brasil alcança sua melhor marca na história dos Jogos de Inverno. Até então, o desempenho mais expressivo havia sido o nono lugar de Isabel Clark no snowboard cross, nos Jogos de Turim 2006.
Braathen ainda terá outra oportunidade de medalha. O brasileiro volta às pistas na segunda-feira, 16, quando disputa a prova de slalom a partir das 6h, no horário de Brasília.






