Redação Rios
BRASIL – O italiano Davide Ancelotti, de 35 anos, é o novo treinador do Botafogo. O clube oficializou na tarde de terça-feira, 8/7, a contratação até o final de 2026 do filho e auxiliar técnico de Carlo Ancelotti, treinador da seleção brasileira.

Davide Ancelotti assume o comando do time carioca no lugar do treinador português Renato Paiva, demitido na última semana após a eliminação nas oitavas de final do no Mundial de Clubes, nos Estados Unidos, com derrota por 1 a 0 para o Palmeiras.
O Botafogo será o primeiro time de Davide como técnico principal. As últimas experiências dele foi como auxiliar técnico na seleção brasileira e também em clubes europeus. Davide começou sua trajetória profissional em 2012, como preparador físico, atuando junto com o pai no Paris Saint-Germain (PSG) e depois no Real Madrid.
Leia também: Amazonas FC anuncia Márcio Zanardi como novo técnico para a temporada
Em 2016, já como auxiliar técnico, Davide acompanhou Carlo Ancelotti no Bayern de Munique. Depois também seguiu como auxilar técnico nas passagens de Carlo Ancelotti pelo Napoli, Everton e Real Madrid.
Após deixar o Real Madrid junto com o pai, Davide chegou a participar de negociações para assumir o comando técnico do Rangers (Escócia), mas não houve acordo.
O novo treinador do Botafogo chega ao clube com dois assistentes: o espanhol Luís Tevenet e o britânico Andrew Mangan. Também fará parte da comissão técnica o preparador físico italiano Luca Guerra.
Em nota oficial, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) afirmou que Davide Ancelotti foi liberado das funções como auxiliar do pai na seleção. Segundo a entidade, houve comum acordo para que Davide seja “convocado pontualmente” na reta final de preparação para a Copa do Mundo de 2026.
“A CBF acredita que esta experiência à frente de um clube do país, especialmente em se tratando do atual campeão brasileiro e da Conmebol Libertadores, contribuirá significativamente para o desenvolvimento profissional de Davide, permitindo uma imersão valiosa no cotidiano do futebol nacional”, disse um trecho do comunicado.
De volta ao Campeonato Brasileiro, o Botafogo encara o Vasco no próximo sábado, 12, às 18h30 (horário de Brasília), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 13ª rodada.
*Com informações da Agência Brasil












