Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O 35º Festival Folclórico de Barreirinha vai transformar novamente o Touródromo em um verdadeiro palco de cores, sons e emoções. A disputa entre Touro Branco e Touro Preto é marcada por um dos momentos mais aguardados da festa: as alegorias, que trazem para a arena a grandiosidade da Amazônia e a criatividade dos artistas locais.
Produzidas com semanas de preparação, as alegorias são verdadeiras obras de arte, que combinam materiais reaproveitados, tecnologia cênica e a força da mão de obra artesanal. Cada peça carrega simbolismos ligados à história, às tradições ribeirinhas e à relação cultural do povo barreirinhense.


Neste ano, o Touro Branco leva para a arena o tema “Feitos Imortais de um Povo”, enquanto o Touro Preto apresenta “Andanças”. As alegorias darão vida a esses enredos, com representações de figuras míticas, cenários grandiosos e efeitos visuais que prometem encantar o público.
Leia mais: Do Bumbá ao Touródromo: O que torna o Festival de Barreirinha uma celebração única?
Entre um dos os responsáveis por dar forma e vida às alegorias do Touro Branco está Josivan Souza. O artista explica o que o público vermelho e branco pode esperar das criações que serão apresentadas na arena durante o festival.


“Estamos há 15 dias nesse processo de montagem das alegorias e acabamento. Temos 20 artistas trabalhando conosco. No projeto deste ano do Touro Branco vai levar quatro alegorias para arena, sendo a da Celebração dos Povos, Lenda Amazônica, Ritual Indígena e Figura Típica Regional”, comentou ele.
Já no Touro Preto, quem comanda a criação das alegorias é Thallyson Silva, que revela como o trabalho da equipe composta por 12 artistas a cerca de duas semanas pretende emocionar o público e dar vida ao tema deste ano, em busca do tricampeonato.


“Nossas alegorias estão praticamente 90% concluídas. Reta final em contagem regressiva. Estamos finalizando as decorações e a pintura. Se Deus quiser esse ano vamos ser campões de novo com mais um título, apesar do pouco tempo. Nós fomos guerreiros e estamos na guerra. Tem muitos voluntários que nos ajudam”, ressaltou ele.
O impacto visual das alegorias não está apenas no tamanho ou na riqueza dos detalhes, mas também na forma como conseguem contar histórias. Cada movimento, cada personagem esculpido e cada cor escolhida reforçam a disputa, levando a plateia a uma imersão cultural única.
Cobertura multiplataforma
A Rede Rios de Comunicação realiza uma cobertura multiplataforma do XXXV Festival Folclórico de Barreirinha. Em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade, a equipe da rádio Rios FM 95,7, do jornal e do portal Rios de Notícias mostram os bastidores e a disputa dos Touros Branco e Preto.






