Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Boi Garantido vive um dia especial de fé, religiosidade e tradição, é o Dia da Promessa, comemorado nesta terça-feira, 24/6, e que marca um momento para manter viva a história que atravessa gerações por meio de Lindolfo Monteverde. A data marca os 112 anos do bumbá vermelho e branco.
O nome do boi surgiu quando Lindolfo Monteverde, aos 11 anos, pediu de sua mãe para criar uma brincadeira de boi. Ao escutar que não podia, por se tratar de uma brincadeira de adultos, o jovem decidiu que criaria o seu próprio boi.
Segundo ele, todas as crianças poderiam brincar e prometeu ainda que o nome dado ao brinquedo seria “Garantido”.
Leia também: Tapiraiauara: Conheça a ‘fera’ que o Garantido levará para a arena no Festival de Parintins
Anos depois, Lindolfo ficou muito doente e fez uma promessa para São João que, se fosse curado, criaria um boi-bumbá para sair às ruas todo dia 24 de junho.

Dessa forma, a promessa se cumpriu, e todos os anos, no dia de São João, uma reza é realizada no antigo curral do boi.
Depois do término da missa, o Boi Garantido se desloca com a Batucada e a vaqueirada pelas ruas da Baixa do São José, em forma de agradecimento pela graça concedida.
De acordo com registros antigos, o vermelho e branco do boi-bumbá também tiveram origem nas cores do santo.
A Baixa de São José é um reduto tradicional do Garantido, em Parintins. Na parte Oeste da cidade, onde encontra-se a Baixa, é o local onde nasceu o Garantido.
O lugar de eventos é conhecido por reunir celebrações de Santo Antônio e São João, tradições essas influenciadas pela região católica e tendo relações com os traços históricos parintinenses.
Programação especial
Um programação especial voltada para o Dia da Promessa será realizada no Quilombo da Xanda, na Baixa do São José. O evento inicia no final da tarde, a partir das 17h, e se estende até as 20h. A entrada é gratuita.
O dia 24 de junho é conhecido por reviver uma das tradições da história centenária do Boi Garantido, celebrando a promessa de Lindolfo Monteverde a São João, que deu origem a esse boi.
A programação do evento está dividida da seguinte forma:
- Lançamento do Museu Vivo – 17h
- Ladainha na Capela de Todos os Santos – 18h
- Lançamento do documentário, de Cleomara Monteverde, “Símbolos da Resistência da Baixa da Xanda” – 19h
- Saída do Boi Para Brincar nos Terreiros – 20h






