Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Aila Mirela, uma bebê com pouco mais de um mês de vida, foi encontrada morta na manhã desta segunda-feira, 14/7, em uma quitinete localizada na rua Pico das Águas, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus.
Acionados, policiais militares da 22ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) estiveram no local — uma vila de quartos alugados — onde ouviram o relato da mãe.
Segundo a genitora, durante a madrugada, ou a filha teria se engasgado com leite materno, ou ela mesma, acidentalmente, teria rolado sobre a bebê enquanto dormia.
A dona do imóvel relatou que, ao ir até a quitinete buscar um benjamim (adaptador de tomadas), viu a mãe em desespero e ouviu quando ela disse “Meu bebê morreu”.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e confirmou o óbito ainda no local. O Instituto Médico Legal (IML) também esteve na residência e fez a remoção do corpo.
Polícia Civil instaurou inquérito
Em nota, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), informou que foi registrado um Boletim de Ocorrência (BO) sobre a morte da bebê, que ocorreu por volta das 6h.
A equipe policial foi ao local acompanhada de peritos, que, inicialmente, não conseguiram identificar a causa exata do óbito. Conforme a PC-AM, um Inquérito Policial (IP) foi instaurado para apurar as circunstâncias e os familiares estão sendo ouvidos.
“O exame de necropsia será responsável por esclarecer a causa da morte”, informou a corporação.
Laudo aponta asfixia por broncoaspiração alimentar
O laudo preliminar do Instituto Médico Legal, emitido ainda nesta segunda-feira, apontou que a causa da morte foi asfixia por broncoaspiração alimentar.
A broncoaspiração acontece quando alimentos, líquidos ou até vômito entram nas vias aéreas, em vez de seguirem para o esôfago. A condição pode provocar sufocamento e levar a complicações graves, como a asfixia, especialmente em recém-nascidos.












