Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A modelo Tabby Brown, de 38 anos, teve a causa da morte confirmada no último dia 18/12 por complicações após realizar o procedimento conhecido como ‘Brazilian Butt Lift’, o BBL.
Também conhecido como lifting brasileiro, o procedimento cirúrgico utiliza o enxerto de gordura de outras partes do corpo e aplica nas nádegas.
Tabby Brown morreu em 2023 e, de acordo com a família da modelo, ela perdeu a vida “de repente”, dias após realizar o BBL. Conhecida por estampar capas de revistas, Brown viveu romances com os jogadores de futebol, Mario Balotelli e Raheem Sterling.

O que é o Brazilian Butt Lift?
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrevistou a fisioterapeuta dermato funcional com especialização em estética e cosmética, Kamila da Costa, para esclarecer detalhes sobre o procedimento. Segundo Kamila, o BBL é popular no Brasil como lipoenxertia e combina lipoaspiração com enxerto de gordura nas nádegas.
“O Brazilian Butt Lift nada mais é do que o procedimento de lipoenxertia realizado no Brasil. Ele consiste na remoção de gordura de áreas como abdômen, flancos ou coxas por meio de lipoaspiração, seguida do tratamento dessa gordura, que é purificada e injetada nos glúteos para aumentar o volume e melhorar o contorno do corpo”, explica a especialista.
Riscos do BBL
A médica destaca que, nos últimos anos, a cirurgia tem apresentado índices alarmantes de complicações, especialmente devido ao elevado risco de embolia gordurosa. Além disso, os perigos associados incluem infecções e resultados estéticos inconsistentes, ressaltando a importância de um acompanhamento médico especializado.
“Embora seja considerado seguro quando bem executado, o BBL apresenta riscos elevados, incluindo infecções, sangramentos e, em casos mais graves, embolia gordurosa. Essa complicação ocorre quando a gordura entra na corrente sanguínea, podendo atingir órgãos vitais como pulmões, coração ou cérebro, o que pode ser fatal. Por isso, é essencial que a técnica seja realizada por um cirurgião experiente, com todos os cuidados necessários e uma avaliação médica rigorosa”, reforça Kamila.
Contraindicações
Kamila ressalta que o procedimento não é indicado para todas as pessoas: Indivíduos com distúrbios de coagulação, obesidade ou histórico de doenças cardíacas devem evitar a cirurgia.
“Pacientes com condições de saúde pré-existentes, como problemas cardíacos ou metabólicos, precisam ser avaliados com muito cuidado. Em muitos casos, o procedimento pode ser contraindicado devido aos riscos envolvidos”, orienta a especialista.
Veja vídeo da esteticista Letícia Schroer explicando o que é BBL:






