Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A cunhã-poranga do Boi Caprichoso, Marciele Albuquerque, revelou, em conversa com a participante do BBB 26 Maxiane, na noite desta terça-feira, 20/1, os desafios físicos e emocionais enfrentados na preparação para o Festival de Parintins, considerado o maior espetáculo a céu aberto da Amazônia.
Segundo Marciele, o processo exige dedicação extrema e afeta diretamente a rotina e o bem-estar dos itens do boi-bumbá. “É incrível a minha apresentação, a minha dança, as pessoas que vão me acompanhando. É um conjunto tão grande de coisas que você acaba entrando em colapso”, relatou.
Entre ensaios exaustivos, testes de alegorias, coreografias intensas e o peso das indumentárias, a cunhã-poranga afirma que a pressão por excelência interfere até no sono. A rotina, segundo ela, é marcada por longos dias de trabalho e entrega total. “São semanas muito intensas: testar alegoria, muita dança, indumentária pesada. É muita coisa”, destacou.
Leia também: Patixa Teló fala sobre recusar foto, pede desculpas e declara amor aos fãs
Mudança de rotina
A preparação para o festival, conforme Marciele, se estende por meses e exige uma mudança completa na rotina. A partir de junho, a dedicação se torna ainda maior, com a mudança definitiva para Parintins, sem interromper os compromissos profissionais em Manaus. “Além disso, eu continuo em Manaus cumprindo a agenda do boi, fazendo trabalhos, apresentações e shows”, explicou.
A cunhã-poranga relata que, com o início da temporada, passa a estar totalmente à disposição do item. Segundo ela, são meses de esforço intenso, fundamentais para alcançar um bom desempenho na arena. “Até o final de junho, eu dependo totalmente disso”, frisou.
Nas redes sociais, torcedores do Boi Caprichoso destacaram a importância de Marciele para o espetáculo, classificando sua atuação como “atemporal”. Para muitos, há um marco antes e depois de sua presença como cunhã-poranga. “Com ela, a representação se tornou representatividade”, comentou um internauta.
Cunhã-poranga
Marciele Albuquerque é cunhã-poranga do Boi Caprichoso e uma das personagens centrais do Festival Folclórico de Parintins. O item simboliza a guardiã da floresta e dos povos originários, expressando força e ancestralidade por meio da dança, das pinturas corporais e de indumentárias elaboradas.
Natural de Juruti, no Pará, Marciele tem 32 anos e atua há uma década como cunhã-poranga no festival. Além da atuação no boi-bumbá, é ativista, influenciadora digital e participa de projetos de organizações da sociedade civil.
Atualmente, ela representa a região Norte no Big Brother Brasil 26, após ser escolhida pelo público na dinâmica da Casa de Vidro, com 54,55% dos votos.












