Nayandra Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Criado para dar voz às demandas da população, o quadro “Fala Manaus” é um dos pilares da Rede RIOS DE COMUNICAÇÃO. Presente no Portal Rios de Notícias, na Rádio Rios FM 95,7 e também no jornal impresso e digital da rede, o quadro transforma semanalmente denúncias enviadas pelos cidadãos em reportagens em texto e vídeo, sempre buscando cobrar soluções das autoridades responsáveis.
Segundo Kellen Lopes, diretora-executiva da Rede Rios de Comunicação, o projeto traduz a missão da empresa em estar cada vez mais próxima da população. “O ‘Fala Manaus’ é a prova de que o jornalismo precisa estar nas ruas, ouvindo quem realmente sente os problemas da cidade. Nossa missão é ser a voz dessas pessoas, com seriedade, criatividade e compromisso social. E ficamos muito felizes em ver que esse trabalho é reconhecido, porque ele nasce da confiança dos nossos ouvintes, leitores e telespectadores”, destacou Kellen.
O quadro é também uma demonstração clara do compromisso editorial da Rede Rios, como explicou o diretor de jornalismo do portal e Jornal Rios de Notícias, onde o quadro é publicado, Rômulo Araújo.
“Esse quadro ‘Fala Manaus’ é o símbolo do que acreditamos ser essencial no jornalismo: dar vez e voz às pessoas que esperam ter seus problemas resolvidos pelo poder público e, claro, buscar a resposta de quem foi eleito para isso. Com o profissionalismo e a criatividade de toda equipe, temos feito nossa parte e esperamos que esses moradores que confiam em nosso trabalho tenham as resoluções que esperam”, afirmou.
Reconhecimento nacional
O comprometimento da equipe foi reconhecido nacionalmente. A repórter Diana Rodrigues e o cinegrafista Hudson Neres, do Portal Rios de Notícias, foram parabenizados ao vivo pelo comentarista político Diogo da Luz durante o Jornal da Rios, na Rádio Rios FM 95,7. O elogio veio após a exibição de uma matéria do “Fala Manaus” sobre o abandono de uma rua no bairro Terra Nova, na zona Norte de Manaus.
Na abertura da reportagem, Diana chamou atenção do público de forma criativa. “Espelho, espelho meu, existe rua mais abandonada do que a rua do seu Lineu?”, disse a repórter diante de um espelho descartado no meio da rua cheia de lixo.
Impressionado com a abordagem, Diogo da Luz interrompeu a programação para elogiar a equipe e a condução do material. “Rosaly, você me permite, antes de você fazer a introdução? Eu gostaria de fazer uma solicitação à direção da rádio. A Diana Rodrigues merece um prêmio. A abertura da matéria que ela fez, dizendo ‘Espelho, espelho meu, existe rua mais suja do que a rua do seu Lineu?’ achei fantástico esse título da matéria, fantástico, merece um prêmio.”
Ele ainda destacou que a matéria conseguiu transformar um tema recorrente — o descaso do poder público — em uma reportagem criativa e envolvente.
Trabalho em equipe
Emocionada, Diana agradeceu em nome de toda a equipe da Rede Rios de Comunicação e afirmou que o trabalho é feito com muita cautela. “Diogo, muito obrigada, viu? Isso dá um fôlego enorme para as equipes aqui da Rede Rios de Comunicação. Nós ficamos muito lisonjeados. Toda vez que a gente vai fazer uma denúncia, nos reunimos — eu, o cinegrafista, o editor, o produtor — para pensar na melhor forma de levar a informação para o público.”
A repórter também reforçou que o trabalho criativo é fruto de um esforço coletivo, principalmente com o cinegrafista Hudson Neres, que a acompanha nas ruas. “Dessa vez, a gente foi na comunidade Terra Nova, na rua Moisés, e encontramos um espelho jogado no lixo. Tivemos a ideia de usá-lo para fazer a abertura da matéria de forma mais chamativa e reflexiva. Essa parceria com o Hudson é muito importante para criar conteúdos que realmente toquem as pessoas.”
Denúncias
O Portal Rios de Notícias reforça que o “Fala Manaus” depende da participação ativa da população. Cada denúncia recebida impulsiona a produção de reportagens cada vez mais apuradas, com forte compromisso com a cidade e com a qualidade jornalística.
As denúncias podem ser enviadas através das redes socais: @riosdenoticias e @riosfmoficial. Além disso, o cidadão também pode entrar em contato direto pelo Whatsapp por meio do número (92) 98540-2387.
O “Fala Manaus” está disponível em todas as plataformas do portal Rios de Notícias — em texto e vídeo — para que todos possam acompanhar e cobrar mudanças.












