Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A tradicional Banda Di Bubuia será uma das atrações do Festival Sesi Cultura Infância, que acontece nesta terça-feira, 16/9, a partir das 19h, no Largo de São Sebastião, no Centro Histórico de Manaus. O evento é gratuito e voltado para toda a família.
Com 25 anos de trajetória e há duas décadas à frente da animada “Pipocada”, como é carinhosamente chamado seu público infantil, a banda promete reencontrar as crianças e brincar com elas no coração cultural da cidade.
Em entrevista ao Rios de Notícias, a cantora, musicista e compositora Milena Di Castro, vocalista e fundadora da banda, falou sobre o significado da apresentação.
“Ao longo de mais de duas décadas plantamos coisas boas para o público e hoje colhemos frutos muito positivos. Somos acolhidos com carinho por onde passamos. Nossa missão é levar uma música com conteúdo ideal para as crianças. Educativa, afetuosa e feita com amor”, destacou Milena.

Música, arte e experimentação
Referência na cena cultural amazonense, a Banda Di Bubuia se destaca por suas composições autorais, que trazem mensagens educativas e ambientais, além da criação de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis. O grupo transforma resíduos em arte, som e experiências únicas para o público infantil.
Entre os momentos marcantes da trajetória, Milena relembra um show realizado na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).
“Foi um dos shows mais difíceis. Estávamos felizes por estar ali, mas havia uma garotinha em estado terminal. A apresentação foi feita com tanto amor e emoção que mexeu profundamente com todos nós. Após o show, no elevador, o músico MauMau, que ainda era vivo na época, disse: ‘Nenhuma criança merece sofrer’”, contou.
Outro nome fundamental na história da banda é Oscar Filho (in memoriam), parceiro desde o início e responsável por impulsionar a veia experimental do grupo.


“Ele participou do nosso primeiro show, levando instrumentos que ele mesmo fabricava e tocava de forma única. Apesar de inicialmente não aceitar a nossa versão funk da música Urubu — que é dele — depois que ouviu acabou dizendo: ‘até que ficou legal’. Essa mesma música também foi gravada em ritmo de reggae com o Cileno, no projeto Segundas no Palco, e foi um sucesso”, recorda Milena.
Convite especial às famílias
Milena aproveitou para reforçar o convite ao público manauara. “Temos muito cuidado na escolha do repertório. Nossas músicas são pensadas para serem educativas, com mensagens ambientais e, acima de tudo, apropriadas para nossas Pipoquinhas, que são o público mais especial que existe. Por isso, pais e responsáveis, venham brincar e prestigiar esse momento com suas crianças.”
Mais do que entreter, a Banda Di Bubuia promove um trabalho de valorização da infância, da família e da cultura, reforçando o respeito às crianças e o poder da arte como ferramenta de educação.

Sobre o Festival
O Festival Sesi Cultura Infância é uma iniciativa que celebra a arte e a educação, oferecendo uma programação gratuita e de qualidade para crianças e suas famílias em um dos cenários mais emblemáticos de Manaus: o Largo de São Sebastião.






