Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Nessa sexta-feira, 17/5, o Governador do Amazonas Wilson Lima anunciou que o atleta parintinense Pedro Nunes está classificado para as Olimpíadas de Paris 2024. Pedro Nunes, atleta do lançamento de dardo, quebrou o recorde brasileiro e sul-americano da modalidade ao alcançar a marca de 85,11 metros no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, disputado em Cuiabá, no último domingo, 12/5.
A marca lhe garantiu o ouro na competição e deixou o atleta, que é membro do ‘Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024’, do governo estadual, como o sexto melhor do mundo.
Leia mais: Parintinense Pedro Nunes participará de Torneio Ibero-Americano de Atletismo
“Quando a criança pratica um esporte, uma atividade física, ela está menos vulnerável a violência e ao mundo das drogas. O esporte muda e transforma a vida das pessoas. Parintins tem muitos talentos não só na cultura, na arte para fazer aquelas grandes alegorias, na dança e no esporte.” destacou o governador.
O anúncio da classificação de Pedro Nunes para ir a Paris foi no Centro Cultural Bumbódromo, onde foi lançado o Programa Esporte e Lazer na Capital e no Interior (Pelci). Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, tornou-se o nono município do interior a receber o programa.
Quebra de recordes sul-americano
Na competição disputada na pista do Centro Olímpico de Treinamento na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), no último domingo, 12/5, Pedro alcançou a marca em seu último lançamento, ultrapassando o português Leandro Ramos, que havia lançado 83,09m. Com os 85,11m lançados, o parintinense ficou a apenas 39 centímetros do índice olímpico.
“Nós acabamos tirando um peso. Nos treinamentos eu estava conseguindo alcançar marcas boas. No lançamento de dardo precisamos de um clima bom, uma competição boa e de bons implementos; e aqui em Cuiabá essas circunstâncias foram todas favoráveis”, explicou Pedro Nunes.
Com a marca alcançada, Pedro se coloca entre os seis melhores no lançamento de dardo em 2024. Ele ultrapassou o romeno Alexandru Novac, que tem como melhor lançamento 84,04m. Max Dehning, Jakub Vadlejch, Neeraj Chopra, Anderson Peters e Aliaksei Katkavets completam a lista.
Pelci
O Pelci que faz parte da Secretaria Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e beneficia mais de mil crianças e adolescentes em 20 núcleos com diversas modalidades, em Parintins.
Lançado em 2022, o programa fomenta o esporte de base para os públicos masculino e feminino, com idade entre 7 e 17 anos. O objetivo é incentivar atletas na base até o profissional. Mais de 15 mil atletas no Amazonas já foram beneficiados, sendo o maior programa socioesportivo do Brasil.






