Redação Rios
AMAZONAS – A união entre arte e tecnologia tem transformado a forma como as obras são criadas, apreciadas e compartilhadas. Pensando nisso, um grupo de artistas parintinenses se reuniu para criar pinturas digitais em homenagem ao poeta e folclorista Antônio Pacífico Siqueira Saunier, o saudoso Tonzinho Saunier (In Memoriam), na Ilha Tupinambarana.
O projeto “Tonzinho Saunier: intervenção visual com pintura digital” é de autoria do artista Glaedson Azevedo, referência na pintura digital em Parintins, e foi aprovado pela Lei Aldir Blanc, por meio do Fundo Estadual de Cultura, do Conselho Estadual de Cultura, da Secretaria de Estado de Economia Criativa do Amazonas (SEC), do Governo do Estado do Amazonas, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Ao todo, foram produzidas 16 obras assinadas por Glaedson Azevedo, que contou com a participação dos artistas Devan Souza, Ananda Cid, Laryssa Ferreira e Diogo Trindade. O projeto teve direção artística de Irian Butel.
Leia também: Concerto de Natal reúne Coral do Amazonas e Filarmônica no palco do Teatro Amazonas
Glaedson Azevedo explicou o processo de criação das obras e as referências de Tonzinho Saunier.
“O processo de confecção das obras envolve a técnica de pintura digital aplicada pelo proponente e pelos artistas convidados. Cada artista pôde escolher seu próprio tema, inspirado na obra literária de Tonzinho Saunier. Além de estimular o trabalho em equipe, o projeto propõe um novo conceito visual e técnico de produção artística, expandindo as técnicas de pintura digital a partir do intercâmbio entre literatura, arte e tecnologia”, disse.
Entre os destaques do projeto estão obras que retratam as guerreiras Amazonas e a vida do caboclo parintinense.
O resultado do projeto será exibido em duas exposições na Ilha Tupinambarana. A primeira aconteceu no último sábado, 7/12, na Casa da Cultura, e a segunda será neste sábado, 13, no Curral Zeca Xibelão, do Boi Caprichoso, durante a mostra pedagógica da Escola de Arte Irmão Miguel de Pascale.
Sobre Tonzinho Saunier
Tonzinho Saunier dedicou grande parte de sua vida à cultura amazônica, divulgando suas descobertas em mais de 300 crônicas e contos que abordam lendas e mitos da região. Publicou diversos livros e atualmente dá nome à Biblioteca Municipal de Parintins.
Ao longo da carreira, suas crônicas, contos, lendas e mitos foram publicados em jornais da Amazônia, como O Liberal, de Belém, e A Crítica, de Manaus. Entre suas obras literárias destacam-se:
- O magnífico folclore de Parintins
- Saudade da Saudade
- Parintins: memória dos acontecimentos
- Várzea e terra firme
*Com informações da assessoria












