Redação Rios
SÃO PAULO (SP) – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta sexta-feira, 1/9, a contratação de Arthur Elias para dirigir a seleção feminina principal. O treinador, de 42 anos, assume como substituto da sueca Pia Sundhage, que deixou o cargo após a eliminação, na primeira fase, da Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia.

O anúncio de Arthur ocorreu em entrevista coletiva de última hora, realizada na sede da CBF, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. Na ocasião, o novo técnico já realizou a primeira convocação no cargo, para um período de treinos na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), entre os dias 18 e 26 de setembro. A lista, com 30 nomes, tem a volta da atacante Cristiane. A veterana, de 38 anos, um dos maiores nomes do futebol feminino brasileiro em todos os tempos, não era chamada desde 2021.

O Corinthians, time de Arthur, foi o clube com mais convocadas: nove. O treinador, inclusive, conciliará o trabalho na seleção e no Timão até o fim da Libertadores Feminina, que será disputada entre os dias 5 e 21 de outubro, na Colômbia. Até lá, ele ainda terá pela frente a reta final do Campeonato Brasileiro. As alvinegras, que buscam o quinto título nacional (quarto seguido), estão nas semifinais e abriram vantagem sobre o Santos, ao vencerem o primeiro jogo do confronto por 3 a 0, na Vila Belmiro, casa do adversário, no último domingo, 27/8. A partida de volta será neste sábado, 2/9, às 16h30 (horário de Brasília), no Parque São Jorge, em São Paulo.
Leia também: CBF demite e inicia reformulação na seleção feminina
Segundo nota da CBF, divulgada no início da tarde desta sexta, cerca de três horas antes da coletiva, mais dois nomes foram cogitados para o cargo: Emily Lima (atualmente na seleção feminina do Peru) e Rosana Augusto. Esta última, ex-lateral e duas vezes medalhista de prata olímpica e vice-campeã mundial vestindo a amarelinha, foi anunciada como técnica da equipe sub-20, no lugar de Jonas Urias, demitido em meio à reformulação do departamento. O Red Bull Bragantino, clube pelo qual Rosana foi campeã da Série A2 (segunda divisão) do Brasileirão deste ano, comunicou a saída em definitivo da treinadora, que será auxiliar de Arthur durante o período na Granja Comary.
Arthur trabalha com futebol feminino desde 2006. São 14 títulos no currículo, sendo 13 à frente do Corinthians. Ele conquistou cinco Brasileiros (um pelo Centro Olímpico), três Libertadores, três Campeonatos Paulistas, duas Supercopas do Brasil e uma Copa do Brasil.
Confira as convocadas:
Goleiras
Leticia Izidoro – Corinthians
Luciana – Ferroviária
Camila – Santos
Kemelli – Corinthians
Zagueiras
Rafaelle – Orlando Pride (EUA)
Tainara – Bayern de Munique (Alemanha)
Kathellen – Real Madrid (Espanha)
Antonia – Levante (Espanha)
Laterais
Tamires – Corinthians
Yasmim – Corinthians
Kati – Corinthians
Bruninha – Gotham (EUA)
Meias
Ary Borges – Racing Louisville (EUA)
Luana – Corinthians
Duda Sampaio – Corinthians
Angelina – OL Reign (EUA)
Ana Vitória – PSG (França)
Brena – Santos
Atacantes
Kerolin – North Carolina (EUA)
Debinha – Kansas City (EUA)
Bia Zaneratto – Palmeiras
Geyse – Manchester United (Inglaterra)
Nycole – Benfica (Porto)
Gabi Portilho – Corinthians
Jheniffer – Corinthians
Eudimila – Ferroviária
Amanda Gutierrez- Palmeiras
Adriana – Orlando Pride (EUA)
Marta – Orlando Pride (EUA)
Cristiane – Santos
*Com informações da Agência Brasil






