Júnior Almeida – Rios de Notícias
PARINTINS (AM) – O Turistódromo, localizado na Praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo em Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, reúne diversas barracas com artesãos e empreendedores locais durante o 58º Festival Folclórico de Parintins. Nos dois primeiros dias do festival, a movimentação de turistas parece ter superado as expectativas.
A Rede RIOS DE COMUNICAÇÃO visitou os três espaços dedicados aos expositores e conversou com artesãos e empreendedores sobre a preparação e as expectativas para as vendas deste ano. O clima geral é de otimismo, impulsionado pela alta procura por produtos regionais.
Leia também: Edição especial do Jornal Rios de Notícias é distribuída gratuitamente em Parintins
O jovem artesão Rosenilson Santos, de 18 anos, contou que precisou repor o estoque. “As vendas estão bem movimentadas. No primeiro dia já percebi o aumento na procura. Estou vendendo colares, cordões masculinos, brincos, braceletes e cocares”, relatou.

Ivan Andrade, de 55 anos, representante da Casa das Ervas Medicinais, destacou o interesse pelos produtos naturais feitos com raízes, folhas e cascas da floresta. “São produtos regionais, retirados da natureza. A procura está boa e o público tem sido grande desde o início”, afirmou.

O artesão Rayner Carvalho também registrou um bom desempenho nas vendas de utensílios em madeira logo nas primeiras horas. “Vendemos cinco capivaras feitas pelo meu pai e duas onças que eu produzi. É o resultado do nosso trabalho — quanto mais produzirmos, mais vamos vender”, comentou.

Vinda de Manaus, a artista Caroline Marrocos, de 38 anos, participa com a barraca Praia de Rio, onde apresenta o projeto Peixe de Rio. “Vendemos camisetas com imagens de peixes amazônicos e toadas dos bois, além de bonés e peças de artesanato. A movimentação de visitantes está ajudando muito a aumentar as vendas neste ano”, relatou.

Além das barracas, o local oferece serviços turísticos para os visitantes que chegam à Ilha Tupinambarana. Por meio da plataforma Amazonas To Go, é possível acessar informações sobre a cidade, retirar o Passaporte Parintins — que permite carimbar pontos turísticos estratégicos — e participar de ações interativas, como cabine fotográfica e distribuição de brindes em espaços instagramáveis.






