Nicolly Teixeira – Rios de Notícias
AMAZONAS (AM) – Quase 6,5 toneladas de drogas foram apreendidas no último domingo, 1º/6, durante uma operação coordenada por agentes da Companhia de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). A ação, considerada a maior apreensão de entorpecentes do Estado do Amazonas, ocorreu no Rio Solimões, nas proximidades do município de Manacapuru.
Além dos entorpecentes — entre eles maconha e cocaína —, os policiais apreenderam oito fuzis, uma metralhadora, um lançador de granadas, munições, carregadores, dois celulares, uma quantia em dinheiro, uma lancha e seis motores de grande porte.
Durante a ação, houve troca de tiros com os ocupantes da embarcação. Dois suspeitos morreram no confronto. De acordo com a PM, os entorpecentes estavam sendo transportados em uma lancha ocupada por dois criminosos, identificada após denúncia anônima. Ao perceberem a aproximação das forças de segurança, os suspeitos iniciaram o tiroteio.
De acordo com a polícia, a droga apreendida tem origem na região da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru — conhecida como uma das principais rotas de escoamento do tráfico de drogas na América do Sul. As investigações apontam que o carregamento seria destinado a facções criminosas com atuação no Amazonas, com parte da carga sendo posteriormente encaminhada ao Pará, de onde seguiria para grandes centros urbanos e portos utilizados na exportação ilícita.
Leia Também: Militares apreendem 868 kg de maconha skunk escondidos em área de mata no interior do Amazonas
Os nomes dos mortos não foram divulgados, mas os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML), em Manaus. Outras pessoas que estariam na embarcação conseguiram fugir.
A operação contou com apoio da Polícia Federal do Amazonas e da Direção Antidrogas do Peru (Dirandro).






