Redação Rios
PARÁ – O prefeito de Belém (PA), Igor Normando (MDB), rebateu com duras críticas as declarações do chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, que afirmou recentemente que sua comitiva ficou “feliz por ter voltado à Alemanha” após visitar a capital paraense durante a COP 30.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Normando descreveu a fala de Merz como “infeliz, arrogante e preconceituosa”. Segundo o prefeito, a visão apresentada pelo chanceler não condiz com a percepção real dos visitantes sobre Belém: “Por onde a gente anda, muita gente encantada com Belém, com as suas belezas naturais, com a sua gastronomia e com a sua história”.
Leia também: Pré-candidata Maria do Carmo visita Coari e destaca projetos para agricultores do Amazonas
Normando também aproveitou para ressaltar a importância da Amazônia para o mundo: “A Amazônia, embaixador, caso o senhor não saiba, ajudou o mundo inteiro a respirar”. Ele defendeu que o desenvolvimento na floresta deve ocorrer com empatia: “agora é hora de vocês conhecerem a realidade do povo da floresta e terem empatia para ajudar esse povo a se desenvolver com equilíbrio e sustentabilidade”.
Apesar da crítica contundente, o prefeito optou por uma resposta conciliadora: “Enquanto você vem com a sua arrogância, nós, paraenses, belenenses, amazônidas, vamos oferecer o nosso calor humano, o nosso acolhimento e o nosso amor. Cada um dá o que tem”.
A repercussão das declarações de Merz também ganhou eco entre outras lideranças brasileiras. O governador do Pará, Helder Barbalho, questionou o tom dos comentários, classificando-os como “discurso preconceituoso” e afirmando que “um discurso preconceituoso revela mais sobre quem fala do que sobre quem é falado”.






