Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Neste sábado, 17/5, o cardeal Dom Leonardo Steiner informou, por meio das redes sociais da Arquidiocese de Manaus, que ainda se encontra em Roma, capital da Itália, localizada na região do Lácio, às margens do rio Tibre.
O líder da Igreja Católica em Manaus anunciou que, neste domingo, 18/5, às 4h (horário de Manaus), será celebrada a Missa de Início do Pontificado de Papa Leão XIV. Em sua publicação, o cardeal convidou os fiéis a acompanharem o momento: “Acompanhemos e rezemos juntos!”, escreveu Dom Leonardo.
Leia também: Conheça Dom Leonardo Steiner, cardeal da Amazônia que tem direito a voto e está apto a ser novo papa
A postagem do cardeal recebeu rápida resposta dos internautas, que demonstraram carinho e admiração. Comentários como “Vocês, da Arquidiocese de Manaus, são muito abençoados com seus pastores. Primeiro com Dom Sérgio Castriani e agora com Dom Leonardo” e “Que alegria termos esses dois pastores tão queridos: Dom Leonardo e Papa Leão! Rezemos uma Ave-Maria por eles” foram alguns dos destaques.
Outros fiéis expressaram a saudade de assistir às missas celebradas pelo cardeal em Manaus: “Já estamos com saudades do senhor!” e “Saudades, Dom Leonardo! Que Deus o abençoe sempre.”
O primeiro cardeal da Amazônia
Dom Leonardo Ulrich Steiner é natural de Forquilhinha (SC), frade e sacerdote franciscano brasileiro. Foi o segundo bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, entre 2005 e 2011.
Atualmente, é o Arcebispo Metropolitano de Manaus. Em 29 de maio de 2022, foi nomeado cardeal da Santa Igreja Romana pelo Papa Francisco, tornando-se o primeiro cardeal da Amazônia — um marco histórico para a representação da região na Igreja Católica.






