Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O cardeal e arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, chegou ao Vaticano para prestar as últimas homenagens ao papa Francisco, que morreu na segunda-feira, 21/4. Além disso, Dom Leonardo irá participar do conclave, a eleição que definirá o novo pontífice da igreja Católica.
Considerado pelo Vaticano o primeiro cardeal da Amazônia, Dom Leonardo tem direito a voto e também é apontado como uma das escolhas para assumir o papado. Em postagem nas redes sociais, ele relembrou o carinho que o papa Francisco tinha pela região.
“Estamos aqui na Basílica de São Pedro, no velório do Papa Francisco. Nós, da Amazônia, temos muito a agradecer ao papa Francisco. Sempre de novo trazer a Amazônia para a discussão, mas especialmente nos despertar para o cuidado e para a Amazônia”, afirmou Dom Steiner.
O cardeal destacou que o papa era um “amigo da Amazônia” e sempre expressava preocupação com a preservação dos povos originários.
“Ele falava dos povos que ali vivem, para as culturas da região. Tudo isso nós somos muito gratos ao papa Francisco por nos ter ajudado a repensar e ajudar a incentivar as nossas comunidades a viverem a sua fé nessa realidade da Amazônia. Muito obrigado, papa Francisco”, completou ele.
O funeral do papa Francisco será realizado neste sábado, 26, e até o momento mais de 90 mil pessoas já se despediram do papa no velório realizado na Basílica de São Pedro.
Primeiro cardeal da Amazônia
Dom Leonardo foi nomeado para a Arquidiocese de Manaus em novembro de 2019, pelo papa Francisco. Durante o Regina Caeli de 2022, o pontífice anunciou sua criação como cardeal no Consistório, tornando-o oficialmente o primeiro cardeal da Amazônia.

Na ocasião, ele recebeu o anel cardinalício, o barrete vermelho e o título de cardeal-presbítero de São Leonardo de Porto Maurizio, em Acilia, símbolos e honrarias atribuídos aos cardeais da Igreja Católica.
Apesar de ter nascido em Forquilhinha (SC), Dom Leonardo recebeu, no dia 26 de junho de 2024, o Título de Cidadão de Manaus durante sessão solene no plenário Adriano Jorge, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade manauara.












