Redação Rios
MANAUS (AM) – A árbitra amazonense Adriana Costa Farias, do quadro da Federação Amazonense de Futebol (FAF), será a juíza principal do confronto entre Ferroviária (SP) e Botafogo (RJ), pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino A1. Essa será a primeira vez que um profissional de arbitragem da FAF apitará uma partida da elite do futebol feminino.
O jogo está marcado para o dia 21 de fevereiro, às 17h (horário de Manaus), em Araraquara (SP).
Árbitra desde 2015, Adriana destacou a escala como motivo de orgulho e agradeceu ao apoio da federação.
“Receber essa escala é a realização de um sonho realizado com muito trabalho e preparação. Representar o Amazonas em uma partida do Brasileirão Feminino A1 é uma grande responsabilidade e também um motivo de orgulho. Sou grata pelo apoio da FAF juntamente com a Comissão de Arbitragem, que acreditaram no meu potencial e contribuíram para minha evolução. Entro em campo representando não só a mim, mas toda a arbitragem amazonense”, declarou.

O presidente FAF, Ednailson Rozenha, parabenizou a árbitra e exaltou a força das mulheres na arbitragem.
“Adriana é uma profissional preparada, dedicada e merece esse momento. Essa escala representa o reconhecimento do trabalho sério que ela vem realizando, assim também como mostra que o Amazonas está cada vez mais presente nos grandes cenários da arbitragem nacional. Seguiremos investindo na formação e no fortalecimento da arbitragem, especialmente na valorização das mulheres, para que mais profissionais alcancem esse nível”, garantiu o mandatário.
Leia também: Paquetá desencanta, Flamengo vence Botafogo e vai à semi do Carioca
Presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do Amazonas (CEAF/AM), Rodrigo Novaes, apontou a o feito como resultado do trabalho de qualificação da arbitragem amazonense.
“Adriana Farias construiu esse momento com muito esforço, disciplina e comprometimento. Acompanhamos de perto sua evolução, sabemos da sua capacidade. Essa oportunidade é merecida e também reforça que o trabalho de qualificação da arbitragem amazonense está no caminho certo. Nosso objetivo é continuar preparando profissionais para atuar nos mais altos níveis do futebol brasileiro e não mediremos esforços para que isso aconteça”, afirmou.
Carreira
Natural de Porto Velho (RO), Adriana sempre foi apaixonada por futebol e jogava bola desde a infância. Formada em educação física, ele se interessou pela arbitragem, após um convite do também árbitro, Raimundo Chagas.
Em 2015, iniciou como assistente. Após cinco anos de carreira, ela foi indicada, fez os testes e passou a integrar o quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
No currículo, ela tem 36 partidas como assistente CBF. Em 2024, fez os testes físicos e teóricos para ser árbitra central, foi aprovada e, desde então, acumula 23 jogos da CBF na função, entre competições como Brasileirão Feminino A2, A3 e Copa do Brasil Feminina, além dos jogos FAF.
Equipe de arbitragem
- Arbitro: Adriana Costa Farias – (AM)
- Arbitro Assistente 1: Marcela de Almeida Silva – (SP)
- Arbitro Asistente 2: Maria Eduarda Silva Pires – (SP)
- Quarto Arbitro: Talita Ximenes de Freitas – (SP)
- Analista de Campo: Gustavo Cesar Pedrozo – (SP)
*Com informações da Assessoria






