Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Os aprovados no concurso de 2021 para a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Segurança Pública realizarão um protesto nesta quarta-feira, 8/1°, em frente à sede do Governo do Amazonas, localizada na avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste de Manaus.
De acordo com informações da Comissão 01, os aprovados questionam as promessas feitas pelo governador Wilson Lima. Durante a convocação de mil novos policiais militares em setembro, o governador afirmou que chamaria outros mil até o final de 2024.
Leia mais: Homem morre eletrocutado ao consertar forro durante chuva
Os manifestantes ressaltam que cerca de 2.300 aprovados ainda aguardam convocação. Eles também criticam a falta de posicionamento das autoridades em relação às reclamações apresentadas.
“O governador e o secretário dão várias desculpas repetidas. O governador disse que a convocação seria no fim do ano passado e, agora, seria no início deste ano, mas nada aconteceu até agora. Ele fez esse anúncio, e eu, assim como vários outros, saí do emprego, pois acreditei que a convocação sairia no ano passado”, afirmou Rodrigo Borges, um dos aprovados.
Paulo Machida, representante da comissão, também acrescenta sobre a situação: “Vamos pressionar o governo até que ele cumpra o dever de aumentar o efetivo. É preciso tirar a tropa dessa situação de carência, com apenas 8 mil homens, e alcançar o que a lei determina. Nossa luta não é apenas pela nossa convocação, mas também pela segurança da sociedade amazonense”, afirmou em postagem nas redes sociais.
A REPORTAGEM entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP) para pedir um posicionamento sobre as reclamações dos aprovados. Por meio de nota, a SSP informou que realizou, em novembro do ano passado, o chamamento de 1.700 servidores para as Forças de Segurança e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), aprovados no concurso público realizado em 2021, após o estado ter passado mais de 11 anos sem realizar concurso.
“A SSP-AM destaca, ainda, que em conjunto com demais órgãos do Governo do Amazonas está em fase de conclusão do estudo e levantamento para chamamento de mais aprovados no certame, conforme disponibilidade orçamentária do estado“, destacou o comunicado.
Veja a nota:
“A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informa que realizou, em novembro do ano passado, o chamamento de 1.700 servidores para as Forças de Segurança e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), aprovados no concurso público realizado em 2021, após o estado ter passado mais de 11 anos sem realizar concurso. A SSP-AM destaca, ainda, que em conjunto com demais órgãos do Governo do Amazonas está em fase de conclusão do estudo e levantamento para chamamento de mais aprovados no certame, conforme disponibilidade orçamentária do estado. Vale reforçar que, para a Polícia Militar do Amazonas, já foram chamados mil soldados aprovados, dentro do limite de vagas previsto no edital, em 2024 e que já estão nas ruas. Além disso, está em andamento o planejamento orçamentário para a convocação de outros mil soldados, dentro do cadastro de reserva, e a convocação de aprovados para oficiais, que vão se juntar aos que já estão participando do curso de formação.”
SSP






