Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – As Forças de Segurança do Amazonas realizaram, na manhã desta terça-feira, 28/1, uma operação de combate ao tráfico de drogas na região conhecida como “Boca da Onça”, no bairro Centro, zona Sul de Manaus.
A ação contou com a participação de policiais militares e civis, que tinham como objetivo a prisão de traficantes e integrantes de organizações criminosas que atuam na área comercializando entorpecentes.
Segundo o coronel Vinícius Almeida, secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o trabalho na região é contínuo. Apenas em 2024, mais de 50 pessoas foram presas na localidade por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas.
“Quero destacar que esse trabalho realizado no centro da cidade não é de agora. É um trabalho integrado entre a Polícia Civil e a Polícia Militar, que retiraram dessa região mais de 50 traficantes, presos e encaminhados à Justiça. Porém, é um esforço muito maior, pois hoje contamos também com a participação da Prefeitura, realizando a limpeza pública”, afirmou o secretário.

Leia mais: Corpo é encontrado esquartejado com bilhete no Novo Aleixo, em Manaus
A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) esteve no local para realizar a limpeza e retirar detritos usados por pessoas em situação de rua como esconderijos para o consumo de entorpecentes. O secretário destacou a importância do trabalho conjunto com os órgãos voltados para os direitos humanos.
“É importante que os setores mais voltados aos direitos humanos estejam presentes, para que em Manaus não ocorra o que já acontece em grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro. A segurança pública não pode, por exemplo, prender um morador de rua que não cometeu nenhum crime”, disse o secretário.

Distribuição de drogas
A operação ganhou destaque após um vídeo viralizar nas redes sociais no domingo, 28. Nas imagens, é possível ver usuários de entorpecentes formando filas extensas para receber drogas.

Aglomerados e organizados em fila, esperavam enquanto um homem distribuía os entorpecentes. O morador que registrou o vídeo afirmou que a região é uma “verdadeira Cracolândia” e que cenas como essa são frequentes no local.












