Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Após uma semana de interdição, o trecho do quilômetro 590 da BR-319, no Distrito de Realidade, no município de Humaitá, recebeu nesse sábado, 13/12, os maquinários e materiais necessários para a manutenção da via e posterior liberação.
A chegada dos equipamentos ocorre após diversas denúncias e manifestações de moradores e produtores rurais da região, localizada a 675 quilômetros de Manaus. O trecho estava bloqueado, impedindo a locomoção de cargas e da própria comunidade.
Durante os protestos, moradores chegaram a incendiar pneus e bloquear a ponte que faz ligação com o município. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e realizou negociações para a liberação do tráfego.

Leia mais: Roberto Carlos sofre acidente com Cadillac em gravação de especial de Natal da Globo
Os manifestantes pediam que fossem adotadas medidas para a manutenção da pista e alegam que entre 70 e 100 quilômetros do trecho que liga Humaitá ao Distrito de Realidade estão intrafegáveis.
Segundo a Associação dos Amigos e Defensores da BR-319, que confirmou a informação ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, os maquinários para a manutenção do trecho chegaram ao município para a realização das obras de infraestrutura.
“Uma vitória para a população de Realidade e um exemplo do exercício de cidadania, após uma semana de protestos contra o abandono desse segmento rodoviário. O maquinário chegou ao Distrito de Realidade para o trecho que estava interditado, e agora estão sendo feitas tratativas. Eu acredito que, a partir do momento em que as obras começarem, a parte mais crítica já será liberada”, disse um dos moradores.
Por meio de nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que o segmento Vila de Realidade/Humaitá, na BR-319/AM, encontra-se com processo de licitação em andamento para a contratação da manutenção do trecho. O órgão destacou ainda que está adotando medidas de caráter emergencial com o objetivo de recuperar a trafegabilidade no local.












