Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Após nova pesquisa divulgada pelo Instituto Veritá apontar alta desaprovação à sua gestão, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), ironizou as críticas direcionadas à administração municipal.
A declaração foi feita na manhã desta sexta-feira, 9/1, durante a reinauguração da Escola Municipal João Alfredo, localizada na rua Wagner, no bairro da Paz, zona Oeste da capital.
Durante o evento, o prefeito afirmou que nenhum outro gestor municipal realizou mais ações do que ele à frente da Prefeitura de Manaus. David Almeida citou iniciativas nas áreas da saúde, esporte e infraestrutura e alegou que há uma tentativa de prejudicar sua gestão.
“Este ano vão fazer um esforço tremendo para tentar sujar e macular a nossa gestão. Não conseguem nos atacar”, afirmou.
Leia também: De novo? Nova pesquisa aponta David Almeida entre os prefeitos mais rejeitados do país
Em seu discurso, o prefeito voltou a se colocar como alvo de perseguição e mencionou críticas relacionadas a viagens feitas com a família. Segundo ele, a oposição não consegue encontrar irregularidades que justifiquem questionamentos à atual administração.
“Nós só agradamos a maioria. E a maioria da população da cidade de Manaus disse sim para o nosso trabalho”, ressaltou.
David Almeida também aproveitou para alfinetar gestões anteriores, afirmando que suas ações incomodam ex-prefeitos que tiveram a oportunidade de governar a cidade, mas não realizaram obras ou melhorias.
“Eu disse que acreditava que poderia fazer melhor do que os prefeitos que me antecederam”, concluiu.
Rejeição
As declarações chamaram atenção, sobretudo pelo fato de David Almeida voltar a figurar entre os prefeitos de capitais com pior avaliação do país, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira, 8, pelo Instituto Veritá.
A pesquisa aponta que apenas 18,1% da população aprova a administração municipal, colocando o prefeito na 25ª posição entre os 26 gestores avaliados.
O ranking mostra que David Almeida aparece à frente apenas da prefeita de Campo Grande (MS), Adriane Lopes (PP). Além disso, a gestão municipal recebeu nota média de 3,2, reforçando o cenário de elevada rejeição popular na capital amazonense.
Outras pesquisas reforçam rejeição
Outros levantamentos também indicam insatisfação da população manauara com a gestão de David Almeida. Em dezembro de 2025, pesquisas realizadas pelos institutos Perspectiva Mercado & Opinião e Atlas/Intel já haviam apontado altos índices de desaprovação.
De acordo com o Instituto Perspectiva, 68% dos entrevistados desaprovaram a administração municipal, enquanto 12% não souberam ou preferiram não responder. Já a Atlas/Intel indicou que 70% dos entrevistados desaprovam a gestão de David Almeida, contra 23% que a aprovam.






