Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A capital amazonense amanheceu sob forte chuva nesta quinta-feira, 20/11, o que levou a Defesa Civil do Amazonas a emitir um alerta sonoro para risco de alagamentos e enxurradas.
Nas últimas 24 horas, as precipitações ultrapassaram a média prevista, aumentando o risco de ocorrências relacionadas ao grande volume de água.
Entre os maiores acumulados estão a Colônia Antônio Aleixo, com 35,19 mm, seguida pelo município de Nova Olinda do Norte (30,66 mm) e Puraquequara (23,62 mm).
O aviso, inicialmente direcionado apenas aos moradores da zona Leste, gerou repercussão após pessoas de outras regiões de Manaus relatarem que também receberam a notificação em seus celulares, muitas delas afirmando que o alerta chegou quando a chuva já estava intensa.
Leia mais: Fala Manaus: Prefeito afirma que cidade não tem buracos, mas moradores contestam

“Depois da chuva ter me levado para o meio do rio e já estar quase parando, chegou o aviso da Defesa Civil”, ironizou um.

“Isso é igual o prefeito [David Almeida]: é uma ‘furada’. Se depender dessa mensagem, todos morrem”, criticou outro.

“Estou até agora esperando a mensagem que valeu milhões [de reais] para os cofres públicos”, questionou uma terceira.
Além do alerta sonoro, a Defesa Civil divulgou também três comunicados específicos sobre alagamentos, enxurradas e risco de deslizamentos de solo. Os alertas também reforçam orientações de segurança, como buscar abrigos em caso de risco e evitar contato com águas de enxurrada, além de retirar aparelhos da tomada.
Os avisos permanecem válidos ao longo da manhã e início da tarde desta quinta-feira, com horários que variam entre 11h e 14h, dependendo do tipo de risco. A Defesa Civil orienta que qualquer situação de emergência seja comunicada imediatamente pelos números 199 ou 193.






