Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) denunciou, na última sexta-feira, 10/1, o estado de abandono em Borba, município a 149 quilômetros de Manaus. Durante a fiscalização, foram encontrados prédios públicos deteriorados, além de um desmanche de ambulâncias e veículos oficiais pertencentes à prefeitura.
Após a derrota na eleição para a Prefeitura de Manaus, Amom ampliou sua atuação fiscalizadora para o interior do Amazonas, visando superar o rótulo de “deputado municipal” e fortalecer sua base política no estado. A iniciativa faz parte de uma estratégia para aumentar seu apoio eleitoral em 2026, quando deve buscar a reeleição para a Câmara dos Deputados.
Leia também: Em nova decisão, Justiça valida negócio pró-Batistas em venda de usinas no AM
Abandono e irregularidades em Borba
Borba foi a primeira parada de uma série de visitas a municípios que passaram por mudanças de gestão. Em vistoria, Amom encontrou a garagem da prefeitura, próxima ao aeroporto, funcionando como desmanche de veículos oficiais, incluindo ônibus escolares, ambulâncias e tratores, todos em condições precárias.
O deputado também denunciou a transição de governo irregular. Segundo Amom, o ex-prefeito Simão Peixoto não entregou documentos essenciais, como senhas bancárias e HDs de computadores, comprometendo a continuidade de serviços públicos básicos.



Crise nas secretarias
As secretarias municipais estão desestruturadas, e os prédios públicos apresentam condições precárias. A situação é mais alarmante no setor de saúde: o hospital municipal opera sem lâmpadas e até mesmo o rádio da ambulância foi levado. O Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) já bloqueou as contas do ex-prefeito devido à falta de transparência na transição.
“O município de Borba foi literalmente destruído, e é nosso dever garantir que os responsáveis por essa situação sejam responsabilizados. Mais do que isso, precisamos agir rapidamente para que a população não seja penalizada e que a cidade possa ser reconstruída”, afirmou Amom Mandel.
O deputado também se comprometeu a destinar emendas parlamentares para a recuperação da cidade e garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.












