Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Nesta quinta-feira, 1º/2 , a Escola de Samba Andanças de Ciganos celebra o encerramento da temporada de ensaios para o aguardado Carnaval de 2024, será o último com todos os quesitos da escola. A comunidade da ousada tricolor da zona Sul promete um espetáculo memorável.
A universitária Sabrina Tenório, 23 anos, não perde um ensaio da sua escola do coração. Ela faz questão de registrar absolutamente cada detalhe dos ensaios com sua câmera fotográfica.

“A nossa expectativa para esse ensaio é a mesma para a avenida, entregar um trabalho de excelência para a comunidade da Cachoeirinha finalizar essa temporada de 2024 com chave de ouro, com a nossa bateria vai ou racha, os nossos quesitos mostrando realmente o espírito de vencedor da Andanças de Ciganos. Estamos vindo para conquistar o título de campeã do carnaval 2024 e fazer valer o nosso enredo, “Sofia: A arte da sabedoria.” explicou Sabrina.
Leia mais: Carnaval na Floresta 2024: ordem do desfile das escolas do grupo especial é divulgado
A comunidade está convidada a participar desse momento único, que marca a despedida da fase preparatória, dando espaço para a caminhada rumo à Avenida do Samba. A energia contagiante, a vibrante bateria e as performances envolventes certamente deixarão todos ansiosos para a grandiosa apresentação que a Andanças de Ciganos, no Carnaval deste ano.
A celebração da cultura e da tradição tornam a escola uma das mais aguardadas e respeitadas do cenário carnavalesco. O mega ensaio está marcado para às 20h, desta quinta-feira, na avenida Borba, 1303 – Cachoeirinha, na quadra da Andanças de Ciganos.

História
A Escola de Samba Andanças de Ciganos é a segunda mais antiga do carnaval de Manaus. No dia 16 de janeiro comemorou o 48º aniversário em grande estilo. A escola se destaca pela jornada musical rica em tradição e paixão carnavalesca. São quatro décadas de história, tradição e samba envolvente.
Fundada em 1976, a Escola de Samba Andanças de Ciganos é uma instituição emblemática no cenário do carnaval de Manaus, dedicada a preservar e celebrar a rica cultura do samba. Ao longo de seus 48 anos de existência, a escola tem encantado o público com suas performances memoráveis e contribuições significativas para a tradição carnavalesca local.
Significado do Pavilhão da Escola
- Cigano no Centro: Remonta à história dos anos 70, quando a localidade da escola era um reduto de acampamentos ciganos, honrando as raízes e a diversidade cultural.
- Folhas de Louro nas Laterais: Simbolizam o triunfo na criação da escola, representando a jornada vitoriosa da Andanças de Ciganos ao longo dos anos.
- Cores do Pavilhão:
- Azul: Representa espiritualidade, incorporando a essência e a conexão da escola com a tradição carnavalesca. Vermelho: Reflete a paixão ardente pelo samba, pulsando nas veias da comunidade da Cachoeirinha.
- Branco: Ressalta a pureza do povo cachoeirense, simbolizando a integridade e a união que definem a escola.












