Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A major aviadora Joyce de Souza Conceição assumiu o comando do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT), conhecido como “esquadrão gordo”, da Força Aérea Brasileira (FAB). A amazonense se torna a primeira mulher a liderar uma Unidade Aérea na história da FAB.
Nomeada em 9 de julho de 2024, a major Joyce iniciou suas funções nessa quarta-feira, 15/1, na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro. Seu cargo no comando está previsto para durar dois anos.
Trajetória na aviação
Natural de Manaus, Joyce ingressou na FAB em 2003 e formou-se como Aspirante a Oficial Aviadora em dezembro de 2006, sendo parte da primeira turma de aviadoras da Academia da Força Aérea (AFA). Ela se destacou ao longo de sua carreira pela competência e dedicação, um exemplo para as mais de 13 mil mulheres militares da FAB.
“Fazer parte da primeira turma de Oficiais Aviadoras foi um desafio e uma grande responsabilidade. A adaptação ao voo e a formação completa nos dois anos de atividade aérea exigiram dedicação adicional. Na minha trajetória, na Academia da Força Aérea, considero que o espírito de grupo, sobretudo com minhas colegas de turma, bem como o profissionalismo dos instrutores da AFA, foram fundamentais”, destacou a Major durante a cerimônia de nomeação.

Leia mais: Lula sanciona Reforma Tributária com vetos à Zona Franca de Manaus
Após sua formação como aviadora pela AFA, especializou-se na aviação de transporte, concluindo o curso em 2007. Em seguida, atuou na região Norte, pilotando as aeronaves C-98 Caravan e C-97 Brasília. Nesse período, enfrentou desafios relacionados às vastas distâncias e às condições adversas da Amazônia.

Entre 2021 e 2022, já como major, Joyce ocupou o cargo de Oficial de Operações do Esquadrão, coordenando atividades operacionais em missões de alta complexidade. Agora, no comando do esquadrão gordo, ela pilotará a aeronave KC-390, que substitui o lendário C-130.

“Ser escolhida para comandar o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte, o Esquadrão Gordo, foi uma grande emoção, e me senti muito grata por esse reconhecimento da Força Aérea ao meu trabalho. A Unidade que irei comandar é uma das mais operacionais e realiza inúmeras missões de relevância para o país, sobretudo em momentos de crise”, declarou a Major Joyce.
*Com informações da assessoria












