Nayandra Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Amazonas registra atualmente 74 casos confirmados de mpox, de um total de 178 notificações da doença, conforme o último informe epidemiológico semanal divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), nesta quarta-feira, 25/12. Além disso, 101 casos foram descartados, e até o momento, não há registros de óbitos pela doença no estado. A FVS-RCP atualiza as informações sobre o surto semanalmente, e os dados podem ser acompanhados no site oficial da fundação (www.fvs.am.gov.br).
Medidas de prevenção contra a Mpox
Com o aumento de casos confirmados no Amazonas, a FVS-RCP reforça a importância de seguir as orientações de prevenção para evitar a disseminação do vírus. A mpox é transmitida principalmente pelo contato próximo com lesões de pele ou fluidos corporais de pessoas infectadas.
Para reduzir o risco de contágio, é essencial adotar as seguintes medidas:
- Evitar contato direto com lesões de pele, erupções cutâneas, crostas ou fluidos corporais de pessoas infectadas.
- Lavar as mãos frequentemente, com água e sabão ou álcool em gel, principalmente após tocar superfícies compartilhadas ou frequentar locais públicos.
- Praticar sexo seguro, usando preservativo, e observar sinais suspeitos em si mesmo ou no parceiro (a).
- Manter a etiqueta respiratória, cobrindo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar para evitar a disseminação de partículas virais.
- Usar máscaras de proteção respiratória em locais fechados e mal ventilados, onde o risco de transmissão é maior.
- Manter uma boa higiene pessoal, com atenção especial à limpeza do corpo e objetos de uso pessoal.
Sintomas e orientações médicas
Caso apresente sintomas como febre, lesões na pele ou cansaço extremo, é fundamental procurar atendimento médico imediato. As autoridades de saúde orientam que pessoas com sintomas suspeitos sigam as recomendações de isolamento para evitar a propagação do vírus e garantir que o diagnóstico e o tratamento sejam realizados adequadamente.






