Redação Rios
MANAUS (AM) – O Amazonas FC é o campeão do primeiro turno do Campeonato Amazonense 2026. Em uma decisão equilibrada na noite deste domingo, 8/2, na Arena da Amazônia, a Onça-Pintada empatou em 0 a 0 com o Nacional no tempo regulamentar e levou a melhor nas cobranças de pênaltis, vencendo por 5 a 3.
O confronto começou com o Nacional mais agressivo. Aos 10 minutos, Rafa Marcos teve boa oportunidade ao cabecear livre, mas mandou por cima do gol. A equipe da Vila Municipal tentou impor ritmo, porém o Amazonas ajustou a marcação e passou a equilibrar as ações. A melhor chance da primeira etapa pela Onça veio aos 40 minutos, quando Erick Varão finalizou de fora da área e obrigou o goleiro Caio Alan a espalmar.

Na etapa final, o Amazonas passou a controlar mais a posse de bola, enquanto o Nacional apostava nos contra-ataques. As chances mais claras surgiram apenas na reta final da partida. Aos 42 minutos, Silas cobrou falta com perigo e exigiu boa defesa do goleiro Renan. Nos acréscimos, Erick Varão voltou a finalizar com perigo, mas Caio Alan garantiu o empate sem gols.
Decisão nos pênaltis
A decisão foi para os pênaltis, e o Amazonas mostrou eficiência máxima. Rafael Tavares, Ronaldo, Rafael Vitor, Jorge Jimenez e Vinícius Leite converteram suas cobranças. Pelo Nacional, Anderson Sales, Silas e Renan marcaram, mas Vitinho parou na defesa de Renan, que assegurou o título para o Amazonas.
Decisivo na final, o goleiro Renan foi eleito o Caboco do Jogo, prêmio concedido pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao destaque da partida.
Com a conquista do primeiro turno, o Amazonas FC garante vaga na final geral do Barezão 2026, além de assegurar participação na Copa do Brasil e na Copa Norte da próxima temporada. A equipe volta a campo na próxima quinta-feira, 12, às 20h, contra o Itacoatiara, no estádio Carlos Zamith, pela abertura do segundo turno.
Já o Nacional enfrenta o São Raimundo na quarta-feira, 11, às 20h30, na Arena da Amazônia.
*Com informações da assessoria






