Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Amazonas aparece como o segundo pior estado do país em qualidade da educação no quesito Taxa de Atendimento da Educação Infantil, segundo dados do Centro de Liderança Pública (CPL Brasil).
O indicador mede a proporção de crianças, geralmente de 0 a 5 anos, matriculadas na Educação Infantil — creches e pré-escolas — em relação à população total da mesma faixa etária. De acordo com o levantamento, o Amazonas ocupa a 26ª posição entre os 27 estados brasileiros, com queda de duas colocações em relação ao último ranking.
No quesito Taxa de Frequência Líquida do Ensino Médio, o estado aparece na 16ª posição, também com recuo de duas posições.
Já a Taxa de Frequência Líquida do Ensino Fundamental coloca o Amazonas na 21ª colocação, com uma queda expressiva de 15 posições. Com esses resultados, o estado ocupa a 19ª posição no ranking geral de educação.

Desempenho no Enem e Ideb
No desempenho educacional, o Amazonas ocupa a última colocação no país na média simples das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), figurando na 27ª posição.
Em contrapartida, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que avalia o ensino público e privado nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio, o estado aparece na 18ª colocação, com avanço de duas posições em relação ao levantamento anterior.
Metodologia
Segundo o CPL Brasil, a construção do indicador utilizou informações dos portais dos programas de avaliação estaduais, que são posteriormente checadas junto às secretarias estaduais de educação.
As Unidades da Federação mais bem colocadas nesse pilar foram Espírito Santo (ES), Maranhão (MA) e Mato Grosso (MT), respectivamente.






