Redação Rios
MANAUS (AM) – O Amazonas se destaca como o mais competitivo da Região Norte e ocupa a 14ª posição no ranking de competitividade do Brasil em 2023, segundo o Ranking de Competitividade elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
O ranking, que há mais de uma década avalia a competitividade dos Estados brasileiros, revela a progressão do Amazonas, especialmente no setor de Segurança Pública, onde conquistou um avanço significativo, subindo dez posições em relação a 2022.
Leia também: AGU é favorável à exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas
“Essa classificação é importante para atrair novos investimentos, gerando emprego e renda para nosso povo”, avaliou o governador Wilson Lima sobre o avanço do Amazonas em duas posições em comparação a 2022.
Na área de Segurança Pública, o Amazonas registrou o maior avanço, destacando-se nos indicadores de Déficit Carcerário, Atuação do Sistema de Justiça Criminal e Mortalidade no Trânsito, além de obter uma posição favorável no indicador de Violência Sexual (2ª posição).
No pilar Inovação, o Amazonas ocupou a 5ª colocação devido à introdução de novas técnicas que impactam os processos nas empresas e organizações, além de considerar investimentos públicos em pesquisa e desenvolvimento, patentes, bolsas de estudo, empreendimentos inovadores, pesquisa científica e setor de tecnologia.


Quanto à Sustentabilidade Ambiental, o Estado alcançou a 10ª colocação, impulsionado pelo indicador de Transparência das Ações de Combate ao Desmatamento, que avalia emissões de gases poluentes, desmatamento, gestão de esgoto, resíduos e recursos hídricos.
No que diz respeito à Eficiência da Máquina Pública, o Amazonas chegou à 7ª colocação, destacando a profissionalização e o desenvolvimento de canais institucionais para fortalecer a meritocracia na administração pública.

Quanto à Solidez Fiscal, o estado manteve a 12ª posição, com boas avaliações em Taxa de Investimentos, Regra de Ouro, Solvência Fiscal, Planejamento Orçamentário, Dependência Fiscal, Resultado Primário, Gasto com Pessoal, Índice de Liquidez e Poupança Corrente.
Os estados brasileiros mais bem posicionados no ranking foram São Paulo (1º); Santa Catarina (2º); Paraná (3º) e Distrito Federal (4º).
O Ranking de Competitividade dos Estados foi concebido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Economist Intelligence Unit, e contou com a contribuição técnica da Tendências Consultoria Integrada.
*Com informações da assessoria






