Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) — O suplente Amauri Gomes (União Brasil), conhecido como “Amauri Protetor”, deve assumir nesta terça-feira, 21/10, o cargo de vereador de Manaus, em razão da saída da professora Jaqueline, que tomou posse como deputada estadual no lugar da atual secretária de Proteção Animal, Joana Darc.
Em contato com o Portal Rios de Notícias, Amauri confirmou que recebeu a informação sobre sua posse na manhã desta segunda-feira, 20/10, e que deve assumir oficialmente o mandato a partir das 9h, participando já da sessão ordinária onde será realizada a assinatura do diploma.
Reconfiguração no União Brasil
Amauri é o segundo suplente do União Brasil e disputou as eleições municipais de 2024. A sua chegada à Câmara é resultado de uma sequência de mudanças internas no partido.
A nomeação da deputada estadual Joana Darc para o cargo de secretária de Proteção Animal abriu uma vaga na Assembleia Legislativa, que foi ocupada pela vereadora Profª Jaqueline. Com isso, a cadeira deixada por ela na Câmara passou ao suplente Amauri.
Articulação com o governador Wilson Lima
A posse de Amauri também envolveu articulações políticas com o governador Wilson Lima (União Brasil), que além de nomear Joana Darc, tratou da situação do secretário de Cultura, Caio André, primeiro suplente de vereador.
Caio chegou a assumir brevemente o mandato na sexta-feira, 17/10, mas renunciou no mesmo dia para permanecer à frente da secretaria, cumprindo apenas um rito formal exigido pela Câmara Municipal.
Mandato pode durar seis meses
A expectativa é de que Amauri exerça o mandato por aproximadamente seis meses. Isso porque, caso Joana Darc decida disputar as eleições de 2026, precisará se desincompatibilizar do cargo de secretária até abril do próximo ano, conforme determina a legislação eleitoral.











