Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Muitos docentes tem se dedicado a alfabetização infantil e o Amazonas tem sido tido excelentes resultados, tanto que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) destacou o Estado como o que mais avançou na área educacional, superando metas estaduais e nacionais.
Dados comparativos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do MEC mostram que o Amazonas cresceu 79,3% em relação a 2021; e avançou em 18,1% na comparação entre 2023 e 2019.
O indicador nacional, de acordo com o Ministério da Educação é calculado com base nos resultados de avaliações da alfabetização, conduzidas pelos sistemas estaduais de Avaliação da Educação Básica (Saeb) realizado a cada dois anos.
Leia também: Secretaria de Educação mobiliza a comunidade escolar para a prevenção à infrequência escolar
O programa Amazonas+ Alfabetizado, lançado em 2023, também é um dos responsavéis pelo excelente resultado de alfabetização das crianças até o final do 2° ano, nos 62 municípios. Segundo o governador do Amazonas Wilson Lima a educação é uma prioridade. “A educação transforma, é fundamental e decisiva para a sociedade”.
A secretária de Educação e Desporto Escolar (Seduc), Arlete Mendonça, conversou com a REPORTAGEM e ressaltou que o resultado é reflexo da dedicação dos professores e da família para que a educação do Amazonas esteja em evidência com os melhores resultados.


Desde 2019, Arlete Mendonça compõe a equipe de gestão para trabalhar os resultados pedagógicos. “Dessa forma, nós podemos dizer que estamos no caminho certo, que a educação transforma as vidas e que estamos dispostos a trabalhar mais e mais para que a educação do nosso Estado seja elevada de maneira significativa, buscando estabelecer essa relação com a família, com a comunidade, para que realmente o nosso estudante tenha um desenvolvimento pleno, tanto na parte intelectual como de cidadão”, destacou.
Caminho de descobertas
O Amazonas tem se destacado em relação a outros Estados na alfabetização infantil, mas por qual motivo esta etapa é tão importante na vida de uma criança em idade escolar? Para muitos profissionais da educação alfabetizar um criança tanto na escola particular quanto na pública é um caminho para novas descobertas.
A professora Roseane Mendes Sampaio, de 49 anos, dos quais 25 foram dedicados à educação, conversou com o Portal RIOS DE NOTÍCIAS. Para ela, a alfabetização é de fundamental importância na vida acadêmica do aluno, pois é durante essa fase de aprendizagem que a criança desenvolve suas habilidades de leitura e escrita, bem como sua capacidade de desenvolvimento cognitivo.
“Quando essa etapa é concluída com um ensino de qualidade e de excelência, essa criança jamais terá dificuldades em se expressar no seu meio ambiente, seja ele social, escolar ou futuramente profissional”, afirmou a pedagoga


Segundo a professora, a família é um dos pilares mais importantes para que esse desenvolvimento na fase de alfabetização do aluno aconteça de forma agradável, eficiente e prazerosa, pois é no seio da família que a criança deve encontrar apoio emocional, afetivo e educacional para que consiga ter um estudo favorável às novas descobertas que acontecem nessa fase.
“A alfabetização é a porta do desconhecido. É a fase em que a criança está com sede de conhecimento, fase essa que é de total descoberta e criatividade. É um caminho de novas descobertas”, frisou.
Quanto ao ensino, Roseane falou que a alfabetização é um mundo mágico, que ver uma criança ler e escrever é uma sensação indescritível. “É como se você estivesse escrevendo em um livro todo branco. É mágico, pois ver o brilho nos olhos e a euforia das crianças quando elas conseguem ler uma simples palavra é simplesmente incrível“, pontuou.






